FIES 2022 Inscrição – Conheça as novas regras
O FIES 2022 Inscrição é considerado uma ótima oportunidade para quem quer se qualificar profissionalmente, mas no momento não tem condições de pagar por um curso superior em uma instituição privada.
Lembrando que o sucesso no mercado de trabalho brasileiro só é garantido para aqueles profissionais que investem na sua qualificação profissional. Portanto, o FIES acaba sendo uma figura importante no país para auxiliar essas pessoas a pagarem pelo curso superior desejado.
Entenda melhor como funciona esse programa de financiamento estudantil e veja quais são as novas regras para o ano de 2022.
O que é o FIES 2022 Inscrição
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) nada mais é do que um programa que auxilia os brasileiros que querem financiar os estudos, disponibilizando um fundo que é estabelecido por meio do Ministério da Educação e da Cultura.
Este fundo objetiva proporcionar uma igualdade no acesso ao ensino superior em todo o território nacional. É válido destacar que mesmo que o governo conceda este fundo para o estudante concluir os seus estudos, ele deverá ser retornado quando o profissional começar a trabalhar.
VER INFORMAÇÕES SOBRE ENEM 2022
Como funciona o Fies?
Do mesmo modo que qualquer outro programa, para que você possa participar desta iniciativa, será necessário seguir algumas regras determinadas pelo governo federal. Também é necessário passar pelo processo de inscrição no site oficial do programa.
Assim que você obter a sua aprovação, precisará fazer uma matrícula e, na sequência, receber o financiamento. Com esta matrícula devidamente ativa, a única obrigação que a pessoa terá é de realizar a renovação do cadastro sempre que for solicitado.
Quem pode participar do FIES 2022 Inscrição?
O FIES 2022 Inscrição oferta bolsas de estudos apenas para aquelas pessoas que comprovem que precisam do programa. Por essa razão, veja a seguir quais são os requisitos deste tipo de financiamento estudantil:
CONFIRA AQUI MELHORES APPS PARA ESTUDAR EM 2022
- O candidato deve comprovar que o seu núcleo familiar possui uma renda de, no máximo, 3 salários mínimos federais por pessoa. Com esse perfil, o candidato pode participar da primeira modalidade do FIES.
- O candidato deve comprovar ter uma renda mensal entre 3 a 5 salários mínimos federais por pessoa para que possa se inscrever na segunda modalidade do FIES.
- Poderão se inscrever todos os jovens que tenham participado de alguma edição do Enem de 2010 em diante e que tenham obtido uma média de pelo menos 450 pontos e sem zerar a redação.
Quando o candidato é aprovado para receber este fundo, é preciso que comprove as rendas que foram mencionadas nos tópicos anteriores. Caso contrário, ele não receberá o benefício.
Quem não pode participar?
Além de conhecer os perfis que poderão participar deste programa, também necessário conferir algumas razões pelas quais o benefício pode ser negado:
- Alunos que já sejam bolsistas do ProUni;
- Alunos que estejam com algum tipo de débito junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
- Alunos que já possua matrícula na instituição de ensino, mas cuja matrícula esteja trancada ou suspensa;
- Aqueles que já participaram do Fies anteriormente;
- entre outros.
Principais modalidades do FIES
No momento, o FIES 2022 possui apenas 2 modalidades, cada uma com as suas características. Desse modo, aumentam-se as chances de participação. Confira a seguir quais são estas modalidades:
- Modalidade 1 FIES: Na primeira modalidade do FIES, são ofertadas vagas com juros zero. Essas são destinadas para as famílias com uma renda média de até 3 salários mínimos federais por pessoa. O pagamento do financiamento deverá ser feito quando o estudante concluir seus estudos e já estiver inserido no mercado de trabalho.
- Modalidade 2 P-FIES: No caso da segunda modalidade do programa, serão ofertadas vagas para os estudantes que possuam uma renda entre 3 a 5 salários mínimos federais por pessoa. Nesse tipo de instância, o candidato precisa escolher uma das instituições bancárias que estejam participando do programa de financiamento e poderão contar com taxas de juros na hora de pagar o financiamento.
Cronograma FIES 2022 Inscrição
Quem tiver interesse em participar desse programa no ano de 2022, precisa estar atento ao cronograma do mesmo. O cronograma do Fies é definido no início do ano, ou seja, logo após a divulgação dos resultados do Prouni.
As datas para este ano são as seguintes:
- Inscrições FIES 2022: 9 a 12 de agosto
- Resultado do FIES: 16 de agosto
- Complementação das informações caso seja necessário: 17 a 19 de agosto
- Lançamento da convocação da lista de espera: entre 22 de agosto e 22 de setembro.
Como fazer o FIES 2022 Inscrição
Se você tiver interesse em participar deste programa, obtendo o fundo de financiamento para fazer o seu curso superior, confira os passos necessários abaixo:
- Entre na página oficial do FIES;
- Clique na opção “Primeiro Acesso”;
- Na sequência, forneça o número do seu CPF e data de nascimento;
- Digite o seu endereço de e-mail e crie uma senha de acesso.
- Preencha o formulário de cadastro com seus dados pessoais e de renda.
- Escolha a modalidade de curso desejada e encaminhe seu pedido.
Os responsáveis pela seleção irão avaliar os perfis e lhe chamar para uma reunião presencial. Boa sorte!
Você poderá gostar de ler também o nosso artigo: Enem 2022 – Datas importantes, inscrições e novidades!