Voto em Trânsito 2022 – Saiba o que é e como funciona!

Este ano temos eleições para presidente da república e caso você tenha mudado de cidade e esqueceu de fazer a transferência do seu título de eleitor, saiba que pode solicitar o denominado Voto em Trânsito.

Esse procedimento deverá ser feito até 18 de agosto de 2022, a fim de garantir que você possa votar ativamente nas Eleições de 2022. Caso contrário, a única coisa que poderá fazer é justificar o seu voto na cidade onde estiver residindo.

No sistema do voto em trânsito você indica a cidade onde estará no dia da votação. Saiba maiores informações sobre essa iniciativa, fazendo a leitura integral do nosso post de hoje. Vamos lá!

Voto em Trânsito: o que é?

Primeiramente, devemos salientar que o Voto em Trânsito serve apenas para aqueles cidadãos brasileiros que estão com o título de eleitor devidamente regularizado.

Em outras palavras, as pessoas precisam estar com as obrigações eleitorais em dia, sem pendências (multas, não comparecimento em uma eleição sem justificativa, entre outros).

Voto em Trânsito

VEJA INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Sendo assim, se você deseja exercer sua cidadania votando nas eleições de 2022, mas não se encontra na sua cidade, poderá tirar as dúvidas neste post sobre o sistema do Voto em Trânsito.

Vale destacar que esse sistema está garantido por lei, via Código Eleitoral de nº4.737/1965, o qual permite que os eleitores votem fora do domicílio eleitoral. 

Onde é possível acessar o Voto em Trânsito?

De acordo com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as cidades participantes do Voto em Trânsito deverão possuir mais de 100 mil eleitores.

Como funciona?

O voto em trânsito foi aprovado pelo governo federal para funcionar apenas nas eleições gerais. Em outras palavras, caso os eleitores estejam em uma unidade federativa diferente do seu domicílio de cadastro eleitoral, então eles podem votar apenas para as eleições de presidente da República.

No entanto, se o eleitor estiver dentro de uma cidade que pertence ao mesmo estado em que vota, então ele também poderá fazer parte das eleições para presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Através do Voto em Trânsito não será possível votar em prefeitos e vereadores, em nenhuma instância.

Como é feita a solicitação?

Os eleitores que quiserem votar em uma cidade diferente das que estão cadastrados para a votação deverão solicitar o voto em trânsito entre os dias 12 de julho e 18/08/2022. O processo de solicitação precisa ser feito de forma 100% online, por meio da plataforma Título Net

Voto em Trânsito

APRENDA A TIRAR O STATUS ONLINE DO WHATSAPP

 

Muitos leitores têm nos perguntado se podemos solicitar o voto em trânsito apenas para um turno. Na verdade, a resposta é sim.

Se você estiver viajando em apenas um dos turnos e quiser participar do processo das eleições na sua cidade, isso é possível. Mas, caso existam 2 turnos para as eleições, você deverá solicitar para os 2 turnos a votação em uma cidade diferente.

Posso cancelar a solicitação?

Vamos supor que você solicitou o voto em trânsito, porque iria fazer uma viagem justamente no período das eleições, mas depois descobriu que não iria viajar mais.

Nesses casos, seria possível cancelar a solicitação do voto em trânsito? Saiba que é possível sim pedir o cancelamento deste tipo de solicitação, mas ela também deve ser feita entre os dias 12 de julho e 18 de agosto.

Lembrando mais uma vez que esse tipo de sistema estará liberado apenas para os eleitores que estiverem com o título de eleitor devidamente regularizado, ou seja, sem pendências eleitorais.

Em qualquer outra instância, o cidadão não conseguirá fazer esse tipo de solicitação para a cidade onde estiver residindo.

É possível solicitar o voto em trânsito estando em outro país?

Outro questionamento que estamos recebendo nos últimos tempos, é se o voto em trânsito estaria liberado para as pessoas que estão viajando para outros países.

Fique sabendo que esse sistema não estará sendo liberado para outro país, ou seja, não existiram urnas instaladas em outros territórios que não no Brasil.

Me inscrevi neste sistema, mas não compareci para votar? E agora?

Se porventura você solicitou o voto em trânsito, mas por alguma motivação não conseguiu comparecer no dia das eleições, basta fazer a justificativa de ausência como seria do modo convencional.

Voto em Trânsito

Lembrando que essa justificativa precisa ser realizada, de modo preferencial, via app e-Título ou por meio de um requerimento de justificativa eleitoral (RJE) em alguma unidade eleitoral da sua cidade.

APRENDA A PEDIR CNH GRÁTIS

Pedindo o Voto em Trânsito, meu título de eleitor é transferido?

Não. Com a solicitação do voto em trânsito, você apenas habilitará a votação em uma data pontual. Exemplo: Eleições de 2022.

Tendo passado o período das eleições, o seu título voltará automaticamente para a zona eleitoral de origem, portanto, não há com que se preocupar neste sentido.

Agora queremos saber de você, por acaso estará em outra cidade ou estado na época das eleições 2022? Então não deixe passar esta oportunidade de seguir exercendo a sua cidadania e peça o voto em trânsito até o dia 18/08/2022. 

Você poderá gostar de ler também o artigo: Detalhes sobre a Nota Fiscal – Para que ela serve?

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list