FIES 2022 Inscrição – Conheça as novas regras

O FIES 2022 Inscrição é considerado uma ótima oportunidade para quem quer se qualificar profissionalmente, mas no momento não tem condições de pagar por um curso superior em uma instituição privada.

Lembrando que o sucesso no mercado de trabalho brasileiro só é garantido para aqueles profissionais que investem na sua qualificação profissional. Portanto, o FIES acaba sendo uma figura importante no país para auxiliar essas pessoas a pagarem pelo curso superior desejado.

Entenda melhor como funciona esse programa de financiamento estudantil e veja quais são as novas regras para o ano de 2022. 

O que é o FIES 2022 Inscrição

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) nada mais é do que um programa que auxilia os brasileiros que querem financiar os estudos, disponibilizando um fundo que é estabelecido por meio do Ministério da Educação e da Cultura.

FIES 2022 Inscrição

Este fundo objetiva proporcionar uma igualdade no acesso ao ensino superior em todo o território nacional. É válido destacar que mesmo que o governo conceda este fundo para o estudante concluir os seus estudos, ele deverá ser retornado quando o profissional começar a trabalhar.

VER INFORMAÇÕES SOBRE ENEM 2022

Como funciona o Fies?

Do mesmo modo que qualquer outro programa, para que você possa participar desta iniciativa, será necessário seguir algumas regras determinadas pelo governo federal. Também é necessário passar pelo processo de inscrição no site oficial do programa.

Assim que você obter a sua aprovação, precisará fazer uma matrícula e, na sequência, receber o financiamento. Com esta matrícula devidamente ativa, a única obrigação que a pessoa terá é de realizar a renovação do cadastro sempre que for solicitado.

Quem pode participar do FIES 2022 Inscrição?

O FIES 2022 Inscrição oferta bolsas de estudos apenas para aquelas pessoas que comprovem que precisam do programa. Por essa razão, veja a seguir quais são os requisitos deste tipo de financiamento estudantil:

FIES 2022 Inscrição

CONFIRA AQUI MELHORES APPS PARA ESTUDAR EM 2022

  • O candidato deve comprovar que o seu núcleo familiar possui uma renda de, no máximo, 3 salários mínimos federais por pessoa. Com esse perfil, o candidato pode participar da primeira modalidade do FIES.
  • O candidato deve comprovar ter uma renda mensal entre 3 a 5 salários mínimos federais por pessoa para que possa se inscrever na segunda modalidade do FIES.
  • Poderão se inscrever todos os jovens que tenham participado de alguma edição do Enem de 2010 em diante e que tenham obtido uma média de pelo menos 450 pontos e sem zerar a redação.

Quando o candidato é aprovado para receber este fundo, é preciso que comprove as rendas que foram mencionadas nos tópicos anteriores. Caso contrário, ele não receberá o benefício.

Quem não pode participar?

Além de conhecer os perfis que poderão participar deste programa, também necessário conferir algumas razões pelas quais o benefício pode ser negado:

  • Alunos que já sejam bolsistas do ProUni;
  • Alunos que estejam com algum tipo de débito junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Alunos que já possua matrícula na instituição de ensino, mas cuja matrícula esteja trancada ou suspensa;
  • Aqueles que já participaram do Fies anteriormente;
  • entre outros.

Principais modalidades do FIES

No momento, o FIES 2022 possui apenas 2 modalidades, cada uma com as suas características. Desse modo, aumentam-se as chances de participação. Confira a seguir quais são estas modalidades:

FIES 2022 Inscrição
  1. Modalidade 1 FIES: Na primeira modalidade do FIES, são ofertadas vagas com juros zero. Essas são destinadas para as famílias com uma renda média de até 3 salários mínimos federais por pessoa. O pagamento do financiamento deverá ser feito quando o estudante concluir seus estudos e já estiver inserido no mercado de trabalho.
  2. Modalidade 2 P-FIES: No caso da segunda modalidade do programa, serão ofertadas vagas para os estudantes que possuam uma renda entre 3 a 5 salários mínimos federais por pessoa. Nesse tipo de instância, o candidato precisa escolher uma das instituições bancárias que estejam participando do programa de financiamento e poderão contar com taxas de juros na hora de pagar o financiamento.

Cronograma FIES 2022 Inscrição

Quem tiver interesse em participar desse programa no ano de 2022, precisa estar atento ao cronograma do mesmo. O cronograma do Fies é definido no início do ano, ou seja, logo após a divulgação dos resultados do Prouni.

As datas para este ano são as seguintes:

  • Inscrições FIES 2022: 9 a 12 de agosto
  • Resultado do FIES: 16 de agosto
  • Complementação das informações caso seja necessário: 17 a 19 de agosto
  • Lançamento da convocação da lista de espera: entre 22 de agosto e 22 de setembro.

Como fazer o FIES 2022 Inscrição

FIES 2022 Inscrição

CONHEÇA TAMBÉM O EAD SENAC!

Se você tiver interesse em participar deste programa, obtendo o fundo de financiamento para fazer o seu curso superior, confira os passos necessários abaixo:

  1. Entre na página oficial do FIES;
  2. Clique na opção “Primeiro Acesso”;
  3. Na sequência, forneça o número do seu CPF e data de nascimento;
  4. Digite o seu endereço de e-mail e crie uma senha de acesso.
  5. Preencha o formulário de cadastro com seus dados pessoais e de renda.
  6. Escolha a modalidade de curso desejada e encaminhe seu pedido.

Os responsáveis pela seleção irão avaliar os perfis e lhe chamar para uma reunião presencial. Boa sorte!

Você poderá gostar de ler também o nosso artigo: Enem 2022 – Datas importantes, inscrições e novidades!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list