Dicas para investir dinheiro – Conheça as melhores alternativas!

Buscar orientações sobre como investir dinheiro é algo essencial para qualquer pessoa, empreendimento ou negócio. Inclusive, podemos mencionar que é bastante comum que as pessoas, independente do trabalho que estejam realizando, busquem uma estabilidade financeira, mas com certa preocupação de ter que carregar dívidas e encarar juros altos com base em empréstimos para a sua obtenção.

Para os empreendedores de plantão, saber o modo correto de administrar o dinheiro de modo saudável é algo ainda mais crucial. Isso se formos levar em consideração todas as incertezas que um negócio próprio pode acarretar, principalmente para quem está recém começando nesse meio.

Primeiramente, devemos levar em consideração que ao deixarmos o nosso dinheiro parado, com fácil acesso e sem um destino determinado, a tendência de gastá-lo de modo indisciplinado é bastante alta.

Por essa razão, iremos compartilhar neste post algumas orientações básicas para que possa investir o seu dinheiro e ter uma garantia de que quando precisar dele, terá esse valor à sua disposição e com muito mais rendimento.

Qual é a importância de investir dinheiro atualmente?

Alguns tipos de investimentos acabam nos permitindo, que possamos destinar uma pequena quantidade dos nossos ganhos, enquanto que outros requerem valores mais significativos para que possamos começar o processo de economizar.

O processo de retirada dos investimentos, também é bastante variável. Desse modo, existem investimentos em que é possível fazer a retirada do valor investido a qualquer momento, como é o caso das contas poupança.

Por outro lado, existem outros tipos de investimentos em que você só poderá ver o seu dinheiro novamente disponível para retirada depois de um período de tempo (questão de seis meses a um ano).

investir dinheiro

CONFIRA AQUI DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Se você fizer uma pesquisa de mercado, notará que existem inúmeras alternativas para investir dinheiro que estão disponíveis aos mais variados perfis empreendedores.

Não importa se você é um empreendedor mais prudente, inseguro, ou mais atrevido, certamente encontrará formas de investir o dinheiro que lhe satisfaçam.

No entanto, jamais aconselhamos que você invista todo o dinheiro que possui, ainda que seja uma quantidade pequena. Colocar tudo em um só investimento pode representar um grande risco.

Tendo em vista que o mercado financeiro está constantemente sofrendo alterações, principalmente nas economias mais frágeis, se por ventura você colocar todo o seu dinheiro em um único local, caso caía o investimento, você pode sofrer duras perdas.

No entanto, quando você diversifica os seus investimentos, além de assegurar que os recursos financeiros possam se multiplicar, também pode evitar perdas significativas, se existe alguma avaliação negativa em um dos mercados, por exemplo. 

Quanto de dinheiro eu posso investir?

Primeiramente, é válido mencionar que não existe um valor mínimo/máximo adequado para investir seu dinheiro. A quantidade dependerá muito do tipo de investimento e também do seu perfil empreendedor.

Apesar disso ser variável, existem alguns cálculos que você poderá fazer para saber como alcançar o seu objetivo financeiro. Veja como fazer a seguir:

  • Para começar, você deverá fazer um registro de todos os seus gastos fixos, tais como os financiamentos, aluguel, contas de luz, plano de saúde, água, telefone, internet, contas mensais, impostos para estudos, entre outras taxas. Caso além dos gastos pessoais, você tenha uma empresa, também é importante inserir os gastos que são gerados por seu empreendimento, tais como os custos do aluguel do espaço, custos de produção, pagamento de fornecedores, funcionários, etc.
  • Também é importante fazer um registro do valor de fluxo de caixa que você possui e que é necessário para que a sua empresa se mantenha em pleno funcionamento, ainda que não esteja lhe proporcionado tanta renda.
  • Para que você possa realizar este tipo de controle, pode criar uma planilha no Google Drive ou no Excel para visualizar as suas finanças com facilidade e ter uma noção mais precisa do que está fazendo com o seu dinheiro.

Após fazer todos os registros dos seus gastos mensais, é importante também considerar se você pode reservar ao menos 10% desses rendimentos mensais para investimentos.

Como apontamos anteriormente, não é obrigatório que essa porcentagem seja utilizada, mas se não é possível fazer um investimento com valor fixo todos os meses, será muito mais fácil alcançar os resultados expressivos ao longo de 1 ano, por exemplo.

CONFIRA DETALHES SOBRE NOTA FISCAL

Onde eu posso investir dinheiro?

Existem diversos tipos de investimentos que podem ser feitos no mercado financeiro. Deste modo, vamos apresentar quais são os principais formatos existentes atualmente, explicar qual é a diferença entre eles.

investir dinheiro

Ao fazermos análises das vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de investimento, tente observar também quais são os que mais se adequam às metas que estabelecemos para seu empreendimento.

1- Conta poupança para investir dinheiro

A conta poupança é uma das formas mais comuns de investimento, provavelmente, porque está disponível em qualquer instituição financeira.  

No entanto, acabou perdendo espaço diante de outras opções que, apesar de ser um pouco mais complexas, acabam sendo rentáveis para o investidor.

Para começar, somente é necessário buscar uma instituição financeira com a documentação exigida para abrir uma conta de poupança. 

Vantagens de economizar

  • Você poderá obter uma liquidez diária, podendo retirar esses valores a qualquer momento.
  • Nas contas de investimentos estamos isentos de imposto de renda.
  • É uma forma de investir o seu dinheiro muito mais segura, já que em muitos países oferecem a proteção de fundos para pessoas físicas.

Desvantagens das contas de poupança

  • Dependendo do país, os rendimentos podem ser muito baixos;
  • Mesmo que o cliente possa realizar retiradas da sua conta, os rendimentos só são computados se respeitar o tempo mínimo de rendimento após o depósito.
  • Se você é uma pessoa que enfrenta certa dificuldade em economizar, um recurso interessante pode ser fazer investimentos em liquidez diária, pois este método incentiva a retirada de valores de modo antecipado, sem prejudicar seu rendimento.

VEJA COMO MELHORAR O SEU SCORE DE CRÉDITO

2- Depósito à prazo

Esta opção de investimento é um tipo de título que é emitido pelas instituições bancárias com a finalidade de captar valores de dinheiro para financiar as suas atividades com os investimentos e empréstimos para terceiros.

Com isso, queremos dizer que este tipo de investimento envolve o depósito a um determinado prazo. Ou seja, você empresta dinheiro para o banco e recebe em troca taxas de juros por este tipo de operação.

Em boa parte dos casos, quanto o maior seja o período de aplicação maior, será a valorização oferecida pelo banco.

Vantagens do depósito a prazo

  • Você poderá usufruir de maior rentabilidade em comparação com as contas poupança.
  • Em inúmeros países, esse tipo de investimento está protegido por fundos de garantias de crédito.
  • O investimento possui prazos de carência menores com relação aos outros tipos de investimento existentes. Isso lhe permitirá fazer a retirada de dinheiro depois de um curto período de tempo.

O que você achou das nossas orientações para investir o seu dinheiro? Comente abaixo!

Você também poderá gostar de ler o artigo: Trabalhar em casa – 4 dicas para aumentar sua produtividade

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list