Trabalhar em casa – 4 dicas para aumentar sua produtividade

Trabalhar em casa é algo que faz parte da vida de milhares de pessoas atualmente  e está aumentando de forma considerável em todo o mundo.

No entanto, já sabemos que não se trata apenas de uma substituição das roupas formais de trabalho, para o uso descompromissado de roupão e pijama.

Essa modalidade de atividade laboral, também denominada de teletrabalho ganhou ainda mais impulso no ano de 2020, após o advento da pandemia do covid-19.

Ao serem obrigadas a se manterem em isolamento social, milhares de pessoas passaram a exercer suas funções sem sair de casa e em alguns casos essa modalidade acabou se mantendo até os dias de hoje.

Atuando como um bom gerente de tarefas e projetos, você poderá melhorar de forma substancial a sua produtividade no dia a dia. No entanto, também é necessário que busque desenvolver uma boa cultura de trabalho em sua casa.

Sendo assim, em nosso conteúdo de hoje separamos algumas orientações valiosas para quem deseja trabalhar no conforto do seu lar e se tornar uma pessoa muito mais produtiva.

Fazendo isso, você conquistará maior autonomia e seus líderes de equipe na empresa onde trabalha acharão bastante útil se você manter constância em nossas dicas.

Começando a entender o que é trabalhar em casa

Primeiramente, vamos partir do conceito do que é trabalhar em casa na atualidade. O chamado home Office tem se intensificado nos últimos tempos em função da pandemia do covid 19.

Quando uma pessoa busca trabalhar em casa através da sua empresa, isso é uma forma de trabalho realizado em um local distante do escritório central, instalação de produção.

trabalhar em casa

DICAS EXTRAS PARA SER MAIS PRODUTIVO

Posto de outra forma, isso acaba separando o trabalhador do contato pessoal com colegas de trabalho que estão naquele escritório. As novas tecnologias fizeram com que isso fosse possível sem prejudicar o rendimento do profissional e muito menos a comunicação entre colegas de trabalho, que podem se comunicar por meio das redes sociais e plataformas de call.

Mas, o que eu preciso para trabalhar em casa?

Em um primeiro momento, para que possamos cumprir o home office, será preciso encontrar um bom espaço físico. Em função da pandemia, por exemplo, existem muitos gestores das empresas que acabaram mandando seus funcionários trabalhar em casa.

No entanto, sem fazer o uso das seguintes tecnologias de informação, não faria muito sentido:

  • Um computador que possua internet, telefone, celular e câmera digital.
  • Dentro do serviço de internet: provedores de navegação na web, vídeo chamadas ou e-mail.
  • Uso de blogs, sites, chats, softwares, telefonias, etc.

Como está a função do trabalho em casa no Brasil?

Os trabalhos desenvolvidos de forma 100% online cresceram no país de forma exponencial e prometem crescer ainda mais em todo o país. Portanto, é um bom ramo para trabalhar. 

Segundo pesquisas realizadas pelas empresas de estatísticas, em março de 2022, por exemplo, 22,4% dos trabalhadores optaram por trabalhar  sem precisar sair de casa.

Isso, comparado com o mês de janeiro de 2021, quando atingiu 16,7%, demonstrando que o aumento pode ser considerável.

As empresas passaram a montar seus escritórios em casa

O encaminhamento de funcionários para desenvolverem trabalhos em casa, segundo dados das pesquisas recentes revelam  que ocorreram mudanças significativas em 4 setores principais. São eles:

  • 81,8% de aumento na área de informação e comunicação;
  • 75,9% aumento de docência;
  • 51,5% de aumento no fornecimento de eletricidade e gás;
  • 49,6% de aumento em atividades financeiras e de seguros.

Quais são os perfis de empresas que permanecem com os trabalhos online?

Um estudo realizado sobre o mercado de trabalho brasileiro revela que 73% das empresas atuais estão organizando-se para manter, em grande grau, o trabalho em home office. Após a pandemia isso se converteu em uma verdadeira tendência, dentro e fora do Brasil.

28% das empresas pesquisadas já apontaram que vão adotar o sistema híbrido de trabalho (entre presencial e online). Já 33% esperam ainda defini-lo.

Dicas importantes para que você possa ser mais produtivo ao trabalhar em casa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo do trabalho em home Office, separamos na sequência algumas dicas essenciais para trabalhar em casa e se manter sempre produtivo.

trabalhar em casa

APLIQUE AQUI A TÉCNICA POMODORO

1- Crie um ambiente de trabalho propício para trabalhar com alta performance

Recomendamos que você crie um ambiente de trabalho que lhe permita concentrar-se e trabalhar com tranquilidade.  O ideal seria que tivesse uma peça exclusiva em sua casa e que pudesse ser fechada, para desempenhar as suas funções ao longo da jornada sem distrações.

Após escolher o ambiente que irá desenvolver as suas atividades em casa, também é importante colocar nele uma cadeira que seja confortável. Uma mesa ou escrivaninha com almofadas no assento.

No caso da sua empresa realizar inúmeras videoconferências ao longo do dia, é importante que você também procure um local que não tenha muitos ruídos e que possua uma boa iluminação.

Uma dica importante é nunca deixar a sua mesa de trabalho contra a luz da janela, já que isso vai interferir diretamente na qualidade da imagem na hora da videoconferência.

2- Perceba em quais momentos do dia você consegue ser mais produtivo

Qual período do dia você se mantém com as baterias recarregadas? Manhã, tarde, ou noite? Identifique qual é o momento do dia que você se mantém mais produtivo e busque fazer a maior parte do trabalho neste momento.

Recomendamos que foque naqueles trabalhos que exigem mais atenção, cálculos, redação, planejamento nos horários que você tem um pico de produtividade maior.

No caso das atividades que exigem menor planejamento e que sejam menos intensas, você pode fazê-las quando tiver menos produtividade, como responder e-mails.

3- Crie um plano de trabalho

Outra recomendação que damos para você, que faça uma lista de tarefas pendentes e organize aquelas que você tem maior prioridade.

Ter uma agenda pessoal, seja ela online ou física, fará toda a diferença para que você se mantenha mais produtivo e organizado no seu trabalho, podendo comprometer-se em cumprir com os prazos determinados pela empresa.

VEJA AQUI DICAS PARA ESTUDAR

4- Evite qualquer tipo de distração

Algo que pode afetar diretamente a sua produtividade é a conferência exagerada das redes sociais e sistemas de mensagens instantâneas.

Na hora que estiver desenvolvendo um trabalho que seja realmente importante, evite entrar nas redes sociais. E o melhor seria até mesmo manter o celular um pouco distante, pegando apenas quando concluir a determinada tarefa.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como trabalhar em casa? Você poderá gostar de ler também o artigo Saúde mental? Veja nossas dicas para cuidar dela!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list