Método Delphi – Veja o que é e como aplicar em sua vida!
Os criadores do método Delphi foram os matemáticos Norman Dalkey e Olaf Hermes na década de 50. Essa técnica foi elaborada em meio à Guerra Fria, como uma alternativa para prever os impactos que a tecnologia traria para o mundo todo.
Basicamente, é um método que se baseia em um determinado assunto, a partir de um painel com 5 ou 10 especialistas, abordando um assunto complexo para discussão. Com essas discussões se objetiva obter informações e também opiniões de modo qualitativo, e que estejam voltadas de modo preciso para o futuro.
A principal funcionalidade deste método é trabalhar na redução ao máximo das diferentes possibilidades de previsão, os suposições. Basicamente foi criado para simplificar os resultados de um determinado trabalho complexo graças à opinião de especialistas.
Como funciona o Método Delphi?
No método Delphi, podem participar até 3 grupos de pessoas. Antes de qualquer coisa, os especialistas precisam ser selecionados de forma antecipada. Essa seleção deve ser feita de modo estratégico e anônimo, ou seja, ninguém pode conhecer as suas identidades.
Dentro deste método, também existirá um grupo de apoio que será responsável por auxiliar na tomada de decisões. São os grupos de apoio que preparam, distribui e fazem a coleta. Resumo dos questionários que serão aplicados ao terceiro grupo envolvido no processo.
Estes também são especialistas no assunto e devem estar localizados em lugares estratégicos e diferentes para obter uma amostra que seja representativa e considerada confiável.
DICAS PARA SEGUIR ANTES DO VESTIBULAR
Principais passos para a execução do Método Delphi
Para que possamos executar corretamente o método delphi, é necessário definir pelo menos 4 etapas. São elas.
- Organizar a definição dos objetivos.
- Fazer a seleção dos especialistas.
- Preparar e lançar os questionários.
- Fazer a identificação dos resultados obtidos.
Características do método
- Os especialistas precisam ser figuras anônimas.
- Tanto a interação com o feedback deve ser controlada, e o envio do questionário deve ser feito várias vezes.
- Também é necessário organizar um agrupamento das respostas, todas elas de forma estatística. As informações que foram obtidas sempre partem da opinião dos especialistas, de acordo com o grau de concordância obtido.
- Existe uma certa heterogeneidade no Painel de especialistas. Dito de outro modo, estes especialistas serão de determinado ramo de atividade.
Principais vantagens e desvantagens identificadas no método Delphi
Agora iremos apresentar para você quais são os benefícios da aplicação deste método:
- O método irá oferecer a possibilidade de analisar determinadas informações pautadas em questões complexas.
- Possibilita a obtenção de um pensamento mais objetivo.
- Qualquer tomada de decisão é baseada no conhecimento dos especialistas pesquisados.
- Com este tipo de método, é possível obter uma variedade de opções que poderão ser decididas no futuro.
- A partir do momento que a participação é anônima, neste método, acabamos evitando certos conflitos entre os especialistas e, de certa forma, também o incentivo à participação de modo criativo.
- Neste tipo de método, os especialistas estão completamente relacionados com a solução de determinado conflito e isso facilita a implementação das soluções.
Apesar de todas estas vantagens ou método delphi também possui algumas desvantagens que cabe destacar neste conteúdo:
- O processo para colocar em prática esta técnica pode ser longo e também pesado, tendo em vista que é preciso rever 2 vezes os resultados para se obter o que se almeja.
- Também é considerado um método bastante caro, tendo em vista que é necessária a intervenção de especialistas.
- É preciso ter uma boa comunicação para que possamos economizar na busca pela recepção das respostas necessárias.
- Os principais critérios obtidos são feitos de modo subjetivo e podem sofrer algumas influências.
Principais usos do método delphi
Este método poderá ser utilizado de diferentes formas, tendo em vista que as informações obtidas através de ele provém de uma experiência e conhecimento de especialistas no assunto.
Quando existe algum feedback, é possível que todos os participantes possam fazer uma reflexão e ter, inclusive, melhores perspectivas.
Além disso, o método delphi também permite atuar de modo independente e também adaptar a sua dinâmica, dependendo dos objetivos de uma pesquisa.
Você gostará de ler também o artigo: Técnica Pomodoro – Conheça o que é e como aplicar em sua vida