Técnica Pomodoro – Conheça o que é e como aplicar em sua vida

Se você é uma pessoa que tem dificuldade para se organizar para trabalhar, estudar ou realizar qualquer tipo de tarefa, saiba que você pode aplicar a técnica pomodoro e ter resultados mais eficientes nas suas tarefas.

Essa metodologia foi criada com objetivo de dar um basta no nosso ciclo vicioso de procrastinação, aumentando os índices de produtividade diária. Basicamente, é uma ferramenta simplificada e eficiente para gerenciamento do tempo.

Você quer saber mais sobre este tema? Então veja o nosso conteúdo de hoje até o final.

Você gostará de ler também o artigo: Dicas para estudar – Melhore o seu desempenho agora mesmo!

Técnica pomodoro, o que é?

Primeiramente, vamos falar um pouco de história. A técnica pomodoro foi criada no final da década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Este sujeito estava procurando um método para aumentar a sua produtividade nos estudos enquanto estava cursando a universidade.

Para chegar a este objetivo, ele passou a utilizar uma espécie de time de cozinha para organizar os tempos das suas tarefas.

Técnica Pomodoro

CONFIRA AQUI MELHORES APPS PARA ESTUDAR EM 2022

O timer de Cirillo tinha o formato de um tomate que é denominado de pomodoro, na Itália, e esse tomate girava durante 25 minutos. Após este período, emitia um barulho forte.

Neste meio tempo, o estudante acabava se concentrando nas tarefas sem nenhum tipo de interrupção, ou seja, mantendo-se de forma totalmente focado. Ao notar que estava tendo resultados significativos com a técnica, passou a divulgá-la em 1992.

Na atualidade existem inúmeros sites e apps, tais como o Pomodoro Time, Focus Keeper, Tomato Time, entre outros, que você pode inscrever-se e usufruir deste tipo de técnica para melhorar o rendimento em determinadas tarefas.

Qual é o funcionamento das técnicas Pomodoro?

Para colocar em prática esta técnica, a pessoa deve fazer a divisão do seu fluxo de trabalho ou estudo em blocos de tempo em que se dedica de modo intenso, garantindo maior agilidade no cognitivo e estimulando o foco.

Técnica Pomodoro

CONFIRA AQUI DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO

Em outras palavras, com a técnica pomodoro qualquer pessoa consegue gerir melhor o tempo e ficar muito mais consciente no desenvolvimento de qualquer tarefa. Sendo assim, para colocar este método em prática, você precisará:

  • Usar um cronômetro ou timer para realização de contagens regressivas;
  • Elaboração de uma listagem “to-do-list”.
  • Uso de lápis e borracha.

A primeira coisa a ser feita é uma listagem com as tarefas que precisam ser feitas ao longo do seu dia.

Feito isso, você deverá fazer a divisão do tempo em períodos de 25 minutos (esses minutos são chamados de pomodoros). Neste tempo é importante que você trabalhe de modo ininterrupto. 

Uma dica interessante que damos aos nossos leitores é desenvolver uma lista de tarefas e, se possível for, colocar uma estimativa de tempo para a duração de cada uma, assim, você conseguirá escolher as que têm maior prioridade.

Após passarem os 25 minutos e o timer tocar, você deverá fazer uma pequena pausa para descanso de 5 minutos. Também é importante que você anote as tarefas que foram realizadas durante os 25 minutos.

Durante esses 5 minutinhos de folga que você terá da tarefa, busque fazer atividades como ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um cafezinho, escutar uma música.

Após completar, pelo menos, 4 ciclos de 25 minutos, você pode fazer uma pausa um pouco maior, que girará em torno de 15 a 30 minutos. Esta pausa deve servir para que você descanse, ou seja que oxigene um pouco seu cérebro e melhore a sua agilidade mental.

No entanto, precisamos recordar que essas medidas de tempo foram organizadas pelo método, mas pode ser que, com você determinados períodos, sejam melhores do que outros.

O importante é que você busque encontrar o seu próprio equilíbrio e mescle atividades que tenha que desenvolver ao longo do dia com alguns momentos de descanso.

Que tipo de resultados podem ser obtidos nesta técnica?

Quando você pratica o pomodoro, existem resultados significativos de diminuição da ansiedade e também proporciona um aumento do foco e concentração na realização de qualquer tipo de tarefa. O método nos auxilia a evitar o tempo desperdiçado, ou seja, os momentos de procrastinação e distração.

Técnica Pomodoro

CONHEÇA O MÉTODO DELPHI

A partir do momento que você anota num papel o que precisa ser feito ao longo do dia, consegue ter uma visualização melhor das tarefas a serem realizadas e também consegue estabelecer metas.

Transcorridos alguns dias de aplicação da técnica, você pode notar alguns benefícios significativos, tais como:

  • Você conseguirá ter uma visão mais clara de quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa.
  • Verá o quanto e o quê lhe distrai de forma recorrente.
  • Terá uma visão do que colabora para a interrupção do teu trabalho.

Aplicando essa técnica, você conseguirá ter um maior rendimento em qualquer área da sua vida, então experimente e depois comente com a gente como foi a experiência. 

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list