Curso Química – SENAI

O trabalho em indústrias químicas, laboratórios pra controle de qualidade e empresas de álcool e açúcar além de diversas outras, é isso que um diploma de curso técnico em química do Senai, uma qualificação bastante requisitada nas diversas franquias do Senai espalhadas pelo Brasil.

O curso técnico em química tem um amplo campo de atuação, permitindo assim o acesso do aluno ao finalizar o curso à salários extremamente atraentes, desde que adquira bastante conhecimento e experiência. Para iniciar na carreira química, uma boa dica é fazer o curso oferecido pelo SENAI.

Em algumas unidades da instituição, o curso técnico de química é oferecido gratuitamente, como em São Paulo, por exemplo. O curso possui formação com base nas exigências do mercado, ou seja, o aluno já finaliza o curso pronto para ocupar as principais vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Conheça neste artigo, mais sobre o curso de química oferecido pelo SENAI, o conteúdo que será aprendido, e todas as informações necessárias para você se inscrever hoje mesmo!

Curso Técnico em Química do SENAI

O curso de química oferecido pelo Senai possui carga horária de 1.500 horas / aula, habilitando profissionais para execução de atividades referentes às operações e processos químicos industriais e laboratoriais, de acordo com as normas de saúde, de qualidade e segurança.

Curso quimica senai

Durante a realização do curso, o aluno se torna capaz de avaliar, interpretar e adequar métodos de obtenção e purificação de produtos, transporte e armazenamento de substâncias, análise de materiais, desenvolvimento de produtos e o controle ambiental adequado de fontes poluidoras.

No final do curso, o profissional formado em química estará apto a atuar nos mais variados segmentos da indústria, como por exemplo:

  • Papel;
  • Celulose;
  • Bebidas;
  • Alimentos;
  • Plásticos.
E muito mais, sejam empresas privadas ou públicas, de pequeno, médio e grande porte.

O Que o Técnico em Química Formado Pelo Senai faz

O técnico formado em química através deste curso oferecido pelo Senai poderá também trabalhar em laboratórios de análise e de controle de qualidade, institutos de pesquisa e desenvolvimento e produção de vacinas, no setor agropecuário, em atividades de segurança e higiene industrial e também na área comercial através de vendas, representação e assistência técnica.

Processos Químicos

O tecnólogo em Processos Químicos atua na indústria petroquímica, eletroquímica, farmacêutica e de produção. Trabalha no controle da qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais. Também é preparado para realizar análises laboratoriais e emitir pareceres.

Processos Ambientais

Este profissional planeja e gerencia intervenções nos processos ambientais com o objetivo de prevenir e minimizar impactos. Entre suas principais atividades estão a coleta e análise de amostras, coordenação de atividades de campo e laboratoriais, controle da logística e suprimentos, gerenciamento de resíduos, pesquisa de soluções tecnológicas e emissão de pareceres.

Alimentos

Este tecnólogo gerencia processos de beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Atua em indústrias alimentícias, moinhos, fábricas de conservas e instituições de pesquisa. Acompanhamento dos processos, desenvolvimento de novos produtos, manutenção de equipamentos, controle de qualidade e preservação ambiental estão entre suas principais funções.

Biocombustíveis

O tecnólogo em Biocombustíveis atua na cadeia de produção, comercialização e uso de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos. Ele é preparado para planejar e gerenciar matérias-primas, produtos e processos da cadeia produtiva. É um profissional envolvido com a promoção da sustentabilidade.

O que você vai aprender no curso

A grade curricular do curso Técnico em Química do Senai São Paulo abrange as disciplinas de:

  • Comunicação Oral e Escrita (45h)
  • Técnicas Laboratoriais (45h)
  • Fundamentos de Química (195h)
  • Fundamentos de Processos Químicos Industriais (210h)
  • Desenho Industrial (45h)
  • Microbiologia Aplicada aos Processos Químicos Industriais (45h)
  • Cálculos Aplicados aos Processos Químicos Industriais (45h)
  • Físico-química Aplicada aos Processos Químicos Industriais (120h)
  • Gestão dos Processos Químicos Industriais  (90h)
  • Operação e Controle dos Processos Químicos Industriais (195h)
  • Gestão de Pessoas (45h)
Além desses, ainda há muitos conteúdos que não listaremos para não se tornar longo. O profissional formado poderá desenvolver capacidades técnicas e científicas relativos ao desenvolvimento de projetos de produto e/ou processo do segmento industrial químico, bem como capacidades sociais, organizativas e metodológicas, de acordo com a atuação do técnico no mundo do trabalho.

Isso quer dizer que o aluno sairá preparado para realizar qualquer atividade da área química.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ou SENAI como é conhecido, é o maior complexo de educação profissional em todo o mundo, sendo o maior da américa latina. Os cursos profissionais oferecidos pelo SENAI são dentro da área da indústria brasileira, com iniciação profissional, graduação e pós-graduação tecnológica.

O SENAI também trabalha com a oferta de inovação da indústria, oferecendo consultoria e incentivo à empresas com desenvolvimento de pesquisas aplicadas e serviços técnicos e tecnológicos essenciais para a competitividade das empresas no país.

Como se inscrever no Senai

O SENAI não possui opção de inscrições online, sendo necessário que o aluno de dirija até uma unidade. A unidade mais próxima pode ser encontrada através do site do SENAI, com informações como telefone, e-mail, endereço, etc.

O telefone pode ser utilizado para o aluno se informar à respeito da abertura das inscrições, valor do curso etc. Após ter todas as informações necessárias em mãos, reúna a documentação necessária para inscrição, dirija-se até a unidade SENAI de sua região, se inscreva e boas aulas!

Curso química senai

O curso técnico é o caminho mais rápido e prático até o mercado de trabalho. Aqueles que desejam um diploma que seja reconhecido por este mercado sem dúvidas deve se inscrever no curso de refrigeração e climatização oferecido pelo SENAI, sendo a melhor coisa a ser feita.

Este curso oferecido pelo SENAI é o melhor disponível pela instituição e sem dúvidas você se tornará um profissional altamente capacitado ao garantir sua formação através desse curso.

 

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list