Método Delphi – Veja o que é e como aplicar em sua vida!

Os criadores do método Delphi foram os matemáticos Norman Dalkey e Olaf Hermes na década de 50. Essa técnica foi elaborada em meio à Guerra Fria, como uma alternativa para prever os impactos que a tecnologia traria para o mundo todo.

Basicamente, é um método que se baseia em um determinado assunto, a partir de um painel com 5 ou 10 especialistas, abordando um assunto complexo para discussão. Com essas discussões se objetiva obter informações e também opiniões de modo qualitativo, e que estejam voltadas de modo preciso para o futuro.

A principal funcionalidade deste método é trabalhar na redução ao máximo das diferentes possibilidades de previsão, os suposições. Basicamente foi criado para simplificar os resultados de um determinado trabalho complexo graças à opinião de especialistas.

Como funciona o Método Delphi?

No método Delphi, podem participar até 3 grupos de pessoas. Antes de qualquer coisa, os especialistas precisam ser selecionados de forma antecipada. Essa seleção deve ser feita de modo estratégico e anônimo, ou seja, ninguém pode conhecer as suas identidades.

Método Delphi

Dentro deste método, também existirá um grupo de apoio que será responsável por auxiliar na tomada de decisões. São os grupos de apoio que preparam, distribui e fazem a coleta. Resumo dos questionários que serão aplicados ao terceiro grupo envolvido no processo.

Estes também são especialistas no assunto e devem estar localizados em lugares estratégicos e diferentes para obter uma amostra que seja representativa e considerada confiável.

DICAS PARA SEGUIR ANTES DO VESTIBULAR

Principais passos para a execução do Método Delphi

Para que possamos executar corretamente o método delphi, é necessário definir pelo menos 4 etapas. São elas.

  1. Organizar a definição dos objetivos.
  2. Fazer a seleção dos especialistas.
  3. Preparar e lançar os questionários.
  4. Fazer a identificação dos resultados obtidos.

Características  do método

  • Os especialistas precisam ser figuras anônimas.
  • Tanto a interação com o feedback deve ser controlada, e  o envio do questionário deve ser feito várias vezes.
  • Também é necessário organizar um agrupamento das respostas, todas elas de forma estatística. As informações que foram obtidas sempre partem da opinião dos especialistas, de acordo com o grau de concordância obtido.
  • Existe uma certa heterogeneidade no Painel de especialistas. Dito de outro modo, estes especialistas serão de determinado ramo de atividade.

DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO

Principais vantagens e desvantagens identificadas no método Delphi

Agora iremos apresentar para você quais são os benefícios da aplicação deste método:

  • O método irá oferecer a possibilidade de analisar determinadas informações pautadas em questões complexas.
  • Possibilita a obtenção de um pensamento mais objetivo.
  • Qualquer tomada de decisão é baseada no conhecimento dos especialistas pesquisados.
  • Com este tipo de método, é possível obter uma variedade de opções que poderão ser decididas no futuro.
  • A partir do momento que a participação é anônima, neste método, acabamos evitando certos conflitos entre os especialistas e, de certa forma, também o incentivo à participação de modo criativo.
  • Neste tipo de método, os especialistas estão completamente relacionados com a solução de determinado conflito e isso facilita a implementação das soluções.

Apesar de todas estas vantagens ou método delphi também possui algumas desvantagens que cabe destacar neste conteúdo:

  • O processo para colocar em prática esta técnica pode ser longo e também pesado, tendo em vista que é preciso rever 2 vezes os resultados para se obter o que se almeja.
  • Também é considerado um método bastante caro, tendo em vista que é necessária a intervenção de especialistas.
  • É preciso ter uma boa comunicação para que possamos economizar na busca pela recepção das respostas necessárias.
  • Os principais critérios obtidos são feitos de modo subjetivo e podem sofrer algumas influências.

CONHEÇA A TÉCNICA POMODORO

Principais usos do método delphi

Este método poderá ser utilizado de diferentes formas, tendo em vista que as informações obtidas através de ele provém de uma experiência e conhecimento de especialistas no assunto.

Quando existe algum feedback, é possível que todos os participantes possam fazer uma reflexão e ter, inclusive, melhores perspectivas.

Além disso, o método delphi também permite atuar de modo independente e também adaptar a sua dinâmica, dependendo dos objetivos de uma pesquisa.

Você gostará de ler também o artigo: Técnica Pomodoro – Conheça o que é e como aplicar em sua vida

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list