Técnica Pomodoro – Conheça o que é e como aplicar em sua vida
Se você é uma pessoa que tem dificuldade para se organizar para trabalhar, estudar ou realizar qualquer tipo de tarefa, saiba que você pode aplicar a técnica pomodoro e ter resultados mais eficientes nas suas tarefas.
Essa metodologia foi criada com objetivo de dar um basta no nosso ciclo vicioso de procrastinação, aumentando os índices de produtividade diária. Basicamente, é uma ferramenta simplificada e eficiente para gerenciamento do tempo.
Você quer saber mais sobre este tema? Então veja o nosso conteúdo de hoje até o final.
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Técnica pomodoro, o que é?
Primeiramente, vamos falar um pouco de história. A técnica pomodoro foi criada no final da década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Este sujeito estava procurando um método para aumentar a sua produtividade nos estudos enquanto estava cursando a universidade.
Para chegar a este objetivo, ele passou a utilizar uma espécie de time de cozinha para organizar os tempos das suas tarefas.
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O timer de Cirillo tinha o formato de um tomate que é denominado de pomodoro, na Itália, e esse tomate girava durante 25 minutos. Após este período, emitia um barulho forte.
Neste meio tempo, o estudante acabava se concentrando nas tarefas sem nenhum tipo de interrupção, ou seja, mantendo-se de forma totalmente focado. Ao notar que estava tendo resultados significativos com a técnica, passou a divulgá-la em 1992.
Na atualidade existem inúmeros sites e apps, tais como o Pomodoro Time, Focus Keeper, Tomato Time, entre outros, que você pode inscrever-se e usufruir deste tipo de técnica para melhorar o rendimento em determinadas tarefas.
Qual é o funcionamento das técnicas Pomodoro?
Para colocar em prática esta técnica, a pessoa deve fazer a divisão do seu fluxo de trabalho ou estudo em blocos de tempo em que se dedica de modo intenso, garantindo maior agilidade no cognitivo e estimulando o foco.
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Em outras palavras, com a técnica pomodoro qualquer pessoa consegue gerir melhor o tempo e ficar muito mais consciente no desenvolvimento de qualquer tarefa. Sendo assim, para colocar este método em prática, você precisará:
- Usar um cronômetro ou timer para realização de contagens regressivas;
- Elaboração de uma listagem “to-do-list”.
- Uso de lápis e borracha.
A primeira coisa a ser feita é uma listagem com as tarefas que precisam ser feitas ao longo do seu dia.
Feito isso, você deverá fazer a divisão do tempo em períodos de 25 minutos (esses minutos são chamados de pomodoros). Neste tempo é importante que você trabalhe de modo ininterrupto.
Uma dica interessante que damos aos nossos leitores é desenvolver uma lista de tarefas e, se possível for, colocar uma estimativa de tempo para a duração de cada uma, assim, você conseguirá escolher as que têm maior prioridade.
Após passarem os 25 minutos e o timer tocar, você deverá fazer uma pequena pausa para descanso de 5 minutos. Também é importante que você anote as tarefas que foram realizadas durante os 25 minutos.
Durante esses 5 minutinhos de folga que você terá da tarefa, busque fazer atividades como ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um cafezinho, escutar uma música.
Após completar, pelo menos, 4 ciclos de 25 minutos, você pode fazer uma pausa um pouco maior, que girará em torno de 15 a 30 minutos. Esta pausa deve servir para que você descanse, ou seja que oxigene um pouco seu cérebro e melhore a sua agilidade mental.
No entanto, precisamos recordar que essas medidas de tempo foram organizadas pelo método, mas pode ser que, com você determinados períodos, sejam melhores do que outros.
O importante é que você busque encontrar o seu próprio equilíbrio e mescle atividades que tenha que desenvolver ao longo do dia com alguns momentos de descanso.
Que tipo de resultados podem ser obtidos nesta técnica?
Quando você pratica o pomodoro, existem resultados significativos de diminuição da ansiedade e também proporciona um aumento do foco e concentração na realização de qualquer tipo de tarefa. O método nos auxilia a evitar o tempo desperdiçado, ou seja, os momentos de procrastinação e distração.
A partir do momento que você anota num papel o que precisa ser feito ao longo do dia, consegue ter uma visualização melhor das tarefas a serem realizadas e também consegue estabelecer metas.
Transcorridos alguns dias de aplicação da técnica, você pode notar alguns benefícios significativos, tais como:
- Você conseguirá ter uma visão mais clara de quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa.
- Verá o quanto e o quê lhe distrai de forma recorrente.
- Terá uma visão do que colabora para a interrupção do teu trabalho.