Produtividade – Dicas para ser mais produtivo no dia a dia!

Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a produtividade. Neste conteúdo, apresentaremos as mais importantes atualmente.

É importante que você descubra métodos para aumentar a sua produtividade, tendo em vista que  isso aumentará a qualidade do seu trabalho ou estudo.

Alguns aspectos são chave para melhorar os seus níveis de produtividade e, assim, ter uma vida mais ativa, tanto nos estudos quanto no trabalho. Confira nossas orientações!

Entendendo o conceito de produtividade

A questão da produtividade envolve especificamente as questões de valores e de tempo. Isto quer dizer que a produtividade nada mais é do que o resultado do valor dividido pelo seu tempo.

Produtividade

Pensando deste modo, existem 2 formas de incrementar os seus níveis de produtividade. A primeira delas é dar valor a este tempo que você precisa dedicar para alguma atividade e também limitar o tempo de trabalho por esse mesmo valor que tem como objetivo.

DICAS PARA MELHORAR O SEU SCORE

Como eu sei que a minha produtividade está falhando?

Para que você possa saber se está falhando nos seus níveis de produtividade, confira quais são os principais sintomas que ocorrem nestas horas:

  • Você está acumulando muitas coisas para fazer, e cada dia junta mais e mais tarefas a serem realizadas, não conseguindo começar.
  • Quando você termina o seu dia, ainda não conseguiu fazer nem a metade do que deveria ser feito.
  • Não consegue cumprir os compromissos de trabalho no tempo determinado e sempre acaba se atrasando.
  • Dedica muito tempo para um determinado setor da sua vida e não para os demais. Lembre-se que todos os setores da sua vida são importantes, e sendo assim, você deve buscar uma alternativa de equilíbrio entre eles.
  • Você acaba sofrendo de uma grande insatisfação por não conseguir terminar todas as coisas que tinha se programado ao longo do seu dia.

Veja quais são as principais causas e consequências de não ser produtivo

A seguir, iremos apresentar para você quais são as causas ou consequências de não ser produtivo atualmente, e que podem aplicar-se em qualquer uma das etapas:

Produtividade

CONHEÇA AQUI O MÉTODO DELPHI

  • Casos de procrastinação: isso ocorre quando você acaba evitando as tarefas para fazê-las mais tarde, ainda que a maioria das vezes não seja assim.
  • Casos de perfeccionismo exacerbado: Você não consegue terminar com algo até que tenha ficado tudo perfeito. Desse modo, você acaba se mantendo por muito tempo, dedicando-se a uma única coisa e esquece a importância das demais.
  • Interrupções: Não é conveniente trabalhar em lugares onde você acaba sendo interrompido constantemente, ou existem muitas distrações. Busque sempre um local cômodo para trabalhar, tanto no âmbito de trabalho da empresa como em sua casa.
  • O exercício de muitas tarefas: Quando você está com problemas de produtividade, pode ser que acumule muitas tarefas para fazer e isso afetará diretamente os seus índices de produção.

Dicas para melhorar a produtividade agora mesmo!

Veja a seguir algumas orientações de estratégias que podem ser aplicadas no seu dia a dia para aumentar os níveis de produtividade.

Produtividade

APLIQUE A TÉCNICA POMODORO E MELHORE SUA PRODUTIVIDADE

1- Levantar-se mais cedo

Esta pode ser uma tarefa difícil de aconselhar para melhorar a produtividade, mas a verdade é que quando começamos a trabalhar mais cedo, temos um dia mais produtivo.

Quando você começa cedo a exercer as suas tarefas, sobrará mais tempo ao longo do dia para realizar outros tipos de coisas. Inclusive para sua vida pessoal. Se você chega primeiro no seu trabalho, por exemplo, pode ir adiantando algumas coisas até que o fluxo de pessoas aumente.

2- Planeje como será a sua jornada de trabalho

A melhor forma de gerar aproveitamento do seu dia de trabalho ou de estudos é sabendo o que você vai fazer, qual é o tempo necessário para exercer determinada tarefa e o quanto ela é importante para ser feita naquele dia.

Com todo o planejamento da sua jornada, você consegue visualizar melhor o que é imprescindível de ser realizado e melhora sua produtividade.

Aconselhamos que você busque seguir essa dica diariamente, pois assim se manterá sempre com tudo em ordem.

3- Resolva um problema por vez

Se você quer ter bons resultados nos seus trabalhos ou estudos, então é preciso que você realize uma coisa por vez. Quando nos mantemos concentrados em uma só atividade, é muito mais provável que consigamos concluí-la com sucesso.

4- Mantenha o seu local de trabalho sempre bem organizado

Não é possível manter-se produtivo em meio ao caos e desordem, não é mesmo?

Seu local de trabalho e também o seu computador devem estar bem organizados para que não tenha conflitos com o tempo, com a realização das suas tarefas, além de que um ambiente limpo influencia positivamente no nosso rendimento laboral.

5- Aprenda a dizer NÃO.

Quando você sabe dizer a palavra não e também é consciente do seu planejamento laboral, é difícil que você tenha conflitos no trabalho.

Não perder o tempo com tarefas insignificantes também é importante para que você possa lidar bem com a sua produtividade.

E aí, o que você achou das nossas dicas neste artigo para melhorar os nossos níveis de produtividade? Comente abaixo.

Você gostará de ler também o artigo: Técnica Pomodoro – Conheça o que é e como aplicar em sua vida

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list