Curso Livre Gastronomia – SENAC

Você já conhece o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)? Trata-se de uma das maiores instituições privadas de ensino do país. É a que mais consegue inserir profissionais no mercado de trabalho. Um dos seus cursos mais legais é o Curso Livre de gastronomia, que ensina do básico ao avançado.

Se você pensava que para aprender a elaborar diversos pratos especiais era necessário fazer uma faculdade, se enganou. O curso de gastronomia do Senac é livre, voltado para todos os públicos. Ou seja, não é preciso fazer vestibular para ingressar. Basta se matricular e começar a estudar.

Nesse artigo vamos falar tudo a respeito do curso de gastronomia do Senac. Descubra como esse curso funciona, o que os alunos aprendem durante as aulas e como está o mercado de trabalho. Além disso, daremos algumas dicas bem legais para que você seja capaz de aproveitar uma das bolsas de estudos, para estudar na faixa.

O que vou aprender no curso de gastronomia

Se você sempre quis aprender a cozinhar o curso de gastronomia do Senac foi feito para você. Ao se inscrever e fazer a matrícula você aprenderá todos os fundamentos da culinária necessários para criar refeições deliciosas. A formação é básica, abordando os principais aspectos para que qualquer pessoa possa começar nesse segmento.

Durante as primeiras aulas do curso de gastronomia do Senac os alunos aprendem vários conceitos. São indicadas quais panelas, frigideiras e ferramentas são essenciais em uma cozinha profissional. Além disso, os alunos são orientados sobre a importância de eleger os melhores ingredientes para o preparo dos pratos.

Curso Livre Gastronomia

INSCREVA-SE AQUI NO CURSO DE VENDEDOR

Além de equipar adequadamente sua cozinha, você aprenderá tudo sobre como usar utensílios como a faca com segurança. Por isso esse curso é recomendado: ele foca na qualidade, com base em padrões reconhecidos internacionalmente. Após a formação os alunos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Mas não são apenas conceitos básicos que são abordados nessa formação. Muitas técnicas de culinária são ensinadas. Cada uma delas serve para melhorar o processo de criação dos pratos.

Cada técnica de cozimento também é combinada com uma coleção de receitas, para que você possa praticar essas técnicas enquanto faz uma refeição deliciosa. Um dos grandes diferenciais do Senac é que os alunos aprendem na prática, colocando a mão na massa.

Após a formação você receberá um certificado de conclusão de curso, que pode se agregado ao seu currículo profissional. Trata-se de um reconhecimento de que você já possui todos os conhecimentos básicos na área da gastronomia.

A partir desse momento já é possível começar a atuar profissionalmente ou até mesmo continuar a formação, buscando se especializar ainda mais nessa área. Abaixo mostraremos como se inscrever para o curso de gastronomia do Senac, para começar a estudar agora mesmo.

Detalhes da Inscrição

A melhor maneira de garantir a sua vaga no curso de gastronomia do Senac é se inscrevendo. Todos os anos são diversas vagas abertas, espalhadas por todo o país. Abaixo separamos um passo a passo mostrando como se inscrever de forma rápida e sem burocracia.

Mas atenção, cada unidade do Senac possui um site específico. Por isso, as orientações sobre a inscrição que trazemos nesse artigo são gerais. No site da unidade da sua região o procedimento pode ser um pouco diferente – apesar de ser quase sempre muito parecido em todo o país. Veja o passo a passo:

  1.  Entre no site do Senac da sua região; (exemplo: Senac São Paulo)
  2.  Leia atentamente as informações relativas ao curso, como programa, tempo de duração do curso, requisitos e mercado de trabalho;
  3.  Escolha a unidade mais próxima de você, já que dentro de cada região podem existir unidades da instituição em diversas cidades;
  4.  Consulte o valor do curso e data de início da formação;
  5.  Faça a sua inscrição diretamente pela internet;
  6.  O primeiro pagamento corresponde a matrícula no curso.

O curso de gastronomia do Senac é pago, mas muitos alunos conseguem estudar com bolsas de estudo. Consulte a oferta de bolsas dentro do próprio site, durante a inscrição. Alunos carentes podem se candidatar a uma das bolsas oferecidas.

Saiba um pouco sobre o curso gastronomia

Mas o que os alunos aprendem durante o curso? Após se inscrever se matricular, você deverá comparecer ao local de oferta do curso, pois se trata de um treinamento presencial.

O programa do curso aborda uma série de matérias e conceitos, entre os quais se destacam:

  • Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos
  • Contaminação cruzada;
  • Higienização de frutas, legumes e verduras;
  • Armazenamento de alimentos;
  • Hábitos de higiene pessoal;
  • Doenças veiculadas por alimentos.
  • Mise en place:
  • Conceito de mise en place;
  • Pesos e medidas;
  • Plano de ataque.
Durante o curso você também aprenderá a fazer vários pratos, dos mais simples aos mais elaborados. Separamos alguns dos pratos que fazem parte do curso:
  • Legumes: Ratatouille, Batata sauté e frita;
  • Sopas: caldo verde, cremes, Vichyssoise e caldos;
  • Massas: macarrão, nhoque, ravioli, quiche, tortas;
  • Molhos: bechamel, sugo, bolonhesa, quatro queijos, carbonara;
  • Ovos: cozido, pochê, frito, omelete, Soufflé;
  • Aves: Galinhada, Spicy Wings, Roulade.
Como você pode ver, trata-se de uma formação completa. Vale a pena se inscrever para aproveitar. Mas se você ainda está em dúvida, separamos mais algumas informações que vão te ajudar a tomar uma decisão para o seu futuro.

Você gostará de ler também o artigo: Curso Logística – Inscrições via SENAC

Quais as vantagens em concluir o curso de gastronomia?

Se você deseja se destacar profissionalmente, melhorar suas habilidades na cozinha e até mesmo começar seu próprio negócio, esse curso é para você. Trata-se de uma formação básica que aborda todos os principais conceitos da gastronomia.

Curso Livre Gastronomia

INSCREVA-SE AQUI NO CURSO DE LIDERANÇA

Após terminar o curso de gastronomia do Senac, muitas portas vão se abrir para você. O Senac é a instituição mais reconhecida do mercado, com muitos anos de tradição e milhares de alunos formados.

Conheça agora mesmo o curso de gastronomia do Senac e faça a sua inscrição. Lembre-se de que as vagas são poucas e são preenchidas com grande velocidade. Aproveite a inscrição online para garantir a sua vaga. Invista no seu futuro profissional!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list