Programa Nenhuma casa Sem Banheiro – Veja como funciona!

O Programa Nenhuma Casa sem Banheiro é uma iniciativa desenvolvida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, prometendo viabilizar a construção de sanitários para todas as famílias que sejam consideradas em situação de vulnerabilidade econômica.

A iniciativa foi criada em 2021 e promete atingir mais de 11 mil famílias. O foco principal do governo do estado do Rio Grande do Sul são as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e aquelas regiões em que exista um déficit acentuado de saneamento básico.

O governo já investiu mais de 700 mil BRL na construção de módulos sanitários e pretende atingir ainda mais famílias, conforme o avançar da iniciativa e novas verbas do governo federal forem liberadas.

Se você tem interesse em participar neste programa, não perca o nosso conteúdo de hoje, tendo em vista que iremos apresentar algumas instruções chave para que você possa verificar se o mesmo está ativo no seu município e como inscrever-se nele.

Como inscrever-se no programa Nenhuma Casa Sem Banheiro

É impressionante afirmar que, em pleno século 21, tenhamos inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade econômica e que sequer possuem sanitários em suas residências urbanas.

Programa Nenhuma casa Sem Banheiro

Com vistas a mudar esta realidade, o governo federal do Rio Grande do Sul implementou o Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro e você pode participar do mesmo, caso se enquadre neste perfil, seguindo as orientações abaixo:

Passo 1 – O primeiro passo dado pelo candidato interessado em participar neste programa é procurar o centro de assistência social da cidade onde vive.

Passo 2 – Chegando ao centro de assistência social do município, é importante questionar a existência do programa. Caso ele esteja ativo, peça para participar do mesmo.

Passo 3 – Vale lembrar que este programa somente estará liberado para as pessoas que já sejam beneficiadas de algum programa social do governo federal e que estejam com o cadastro ativo no CADúnico. 

Passo 4 – Feita a solicitação para participar no programa, o assistente social irá coletar os seus dados e inscrevê-lo. Após este processo, você deve aguardar a seleção das famílias que receberão o benefício. 

Passo 5 – Caso o programa seja aprovado para você, a sua família receberá um valor x, que deverá ser utilizado para a construção de um sanitário na residência.

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE SEGURO DE VIDA

Quem pode se inscrever? 

Para que um cidadão possa se candidatar a este programa, é necessário que se encontre em situação de vulnerabilidade econômica, ou seja, que não tenha condições para arcar com a construção de um sanitário por conta própria.

Programa Nenhuma casa Sem Banheiro

Além disso, também é exigido que o candidato seja beneficiário de algum programa de assistência social do governo federal e que esteja com o cadastro ativo no CADúnico.

É muito importante estar com o CADúnico sempre atualizado, tendo em vista que  se você não tiver este número de registro, o programa não aceitará a sua inscrição. Sendo assim, todos os anos compareça até o Cras da sua cidade e atualize os seus dados.

CONFIRA DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Como Funciona o Programa nenhuma casa sem banheiro 

Como já mencionado anteriormente, o Programa Nenhuma Casa sem Banheiro é um desdobramento de vários outros programas sociais já existentes na região sul do país, tais como o ATHIS Casa Saudável, e que parte da Lei de Assistência para Habitação de Interesse social sob o nº 11.888/2008.

Com este tipo de ação, o governo do estado objetiva promover a viabilização de melhorias nos sanitários das residências, com enfoque especial nas famílias de baixa renda.

Programa Nenhuma casa Sem Banheiro

Atualmente, este programa já está presente em inúmeras cidades do estado do Rio Grande do Sul e é uma iniciativa que pode ser implementada em muitos outros estados, caso tenha grande sucesso.

A pretensão do programa é atingir até 11 mil  famílias, possibilitando a construção de sanitários para aquelas pessoas que não têm condições econômicas de arcar com os custos neste tipo de construção em suas residências.

Desde que foi lançado, no ano de 2021, este programa foi rapidamente acolhido por inúmeros governantes dos municípios da região sul do Brasil, tendo em vista que é uma política pública importante para melhorar o saneamento básico nas comunidades consideradas carentes.

Agora queremos saber de você, este programa está presente no seu município? Existe algum outro tipo de programa com essa finalidade no seu estado? Comente!

Você gostará de ler também o artigo: 8 dicas para economizar água em sua casa

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list