8 dicas para economizar água em sua casa

Economizar água é uma necessidade mundial, tendo em vista que a sua escassez está se convertendo em algo preocupante em inúmeras regiões do país e também do mundo.

Devemos lembrá-lo que a água é considerada um recurso fundamental para a manutenção da saúde do ser humano e do planeta em geral.

Essa mudança climática que vem ocorrendo nos últimos anos e o consumo excessivo deste tipo de recurso está afetando diretamente, tanto a quantidade, como a qualidade da água em todo o planeta Terra.

Desse modo, economizar água supõe uma forma de evitar o seu desperdício também acaba protegendo o meio ambiente, para que possamos garantir a sobrevivência das milhares de espécies existentes, e inclusive a da raça humana.

Não tem jeito, água é um recurso fundamental para a vida e cobre. Atualmente, cerca de 80% de toda a superfície do planeta.

No entanto, o seu recurso é limitado e cada vez mais são os problemas enfrentados em diferentes partes do mundo, derivados do processo de escassez da água.

Fechar a torneira quando não se usa ela, ou assegurar-se de que as torneiras foram fechadas corretamente, e que não existe nenhum processo de escape da água, são apenas algumas das inúmeras recomendações que podemos lhe passar para economizar água em casa.

Já sabemos que o ser humano necessita da água para sua sobrevivência, mas também para desenvolver uma série de atividades, tais como processo industrial, alimentação, cozimento, limpezas, banhos, etc.

Em diferentes ocasiones da nossa rotina que praticamos diariamente, acabamos esquecendo da importância de economizar água para evitar o seu mal gasto. Lembrando que estamos diante de um recurso valioso, cujo uso excessivo e sem economia pode supor um problema ambiental maior.

O processo de economia de água supõem evitar o excesso de consumo dela com a finalidade de proteger o meio ambiente e também de mitigar os efeitos da mudança climática em todo o planeta.

Um consumo sustentável da água é uma responsabilidade de todos nós e através de pequenas ações podemos colaborar para a redução do seu gasto.

CONHEÇA UM SOFTWARE DE FINANÇAS QUE FUNCIONA

Como economizar água: 10 dicas básicas para você praticar em casa!

economizar água

1-  Feche bem as torneiras

Sempre que você for usar uma torneira em sua casa, é importante que busque fechá-la bem, tendo em vista que assim você evita que saia água por pequenas goteiras, por exemplo.

Além disso, ainda que pareça uma ação pouco valiosa, sempre que você for escovar os dentes ou lavar alguma louça, por exemplo, busca fechar a torneira enquanto está lavando os pratos, pois isso ajuda a economizar.

Quando for escovar os seus dentes, por exemplo, você pode colocar água necessária dentro de um copo e não deixar a torneira escorrendo de forma ilimitada.

O mesmo pode ser feito no chuveiro enquanto lava os seus cabelos. Se estiver ensaboando os cabelos com shampoo, você pode dar uma pausa na água do chuveiro, ou enquanto aguardar a ação do condicionador sobre os fios.

2- Use chuveiro e não banheira

Caso você tenha um chuveiro e uma banheira em sua casa, saiba que a melhor recomendação para economizar a água é que você busque utilizar mais o chuveiro do que a banheira.

Isso porque o chuveiro gasta 50% menos de água do que uma banheira. Uma ducha de 5 minutos, por exemplo, ajuda a economizar em torno de 3.500 litros de água ao mês.

3- Se usar torneira elétrica, também pode economizar água

Caso você esteja usando uma torneira elétrica na sua casa para ter água aquecida enquanto lava os pratos, por exemplo, saiba que as primeiras duchas que saem da torneira costumam ser frias e, caso você não queira colocar a mão na água fria, pode simplesmente reservar esta água, que ainda está fria, para usar em outras funções, tais como limpar o chão da casa, lavar roupa à mão, regar plantinhas, etc.

 economizar água

VEJA O QUE A FIBRA FAZ NO CORPO HUMANO

4- Use redutores de pressão

Outra dica bastante útil para economizar água é comprar redutores de pressão para o seu chuveiro, por exemplo, tendo em vista que  eles irão garantir uma economia significativa de água todos os meses.

5- Outra dica interessante para economizar água é colocar 2 garrafas cheias dentro da sua cisterna e economizará de 2 a 4 litros a cada vez que você use. Além disso, não faça uso do seu vaso sanitário como lixeira, tendo em vista que  isso pode acarretar em sérios problemas no encanamento da sua casa.

6- Para que você possa utilizar de forma eficiente os seus eletrodomésticos, coloque na lavadora ou na Lava pratos e similares quando estejam totalmente cheios, pois assim você usará água em apenas um processo e evita desperdício. Para que você tenha uma noção, quando usamos uma máquina de lavar roupas que está cheia, podemos economizar  de 2.500 a 2.800 litros todos os meses.

7- Descongela os seus alimentos na geladeira ou em uma temperatura ambiente, mas não debaixo da sua torneira. É um gasto desnecessário e que pode ser facilmente evitado.

8- Água fria na geladeira. Se você deixa sempre uma jarra com água fria na sua geladeira, não terá que esperar quando abra a torneira para que saia fresca, economizando uma importante quantidade de água todos os meses.

E aí, o que achou destas dicas para economizar água? Qual você já adere? Comente!

Você poderá gostar de ler também o artigo: Nota Fiscal Eletrônica – Cursos Sebrae (noticiasmundial.com.br)

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list