Saúde mental? Veja nossas dicas para cuidar dela!
A saúde mental é algo de suma importância para a manutenção da vida, garantindo estabilidade de corpo e mente e que você precisa ficar sempre de olho.
Fique sabendo que uma em cada cinco pessoas dentro de um espaço laboral podem acabar vivenciando algum tipo de transtorno mental por fatores diversos.
Esses dados foram desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É por isso que as empresas estão direcionando os seus olhares para redobrar esforços na tentativa de retomar este tema de saúde como antes.
Isso é uma preocupação mundial, tendo em vista que a saúde mental tem um impacto direto nos espaços de trabalho, principalmente na obtenção de aumento do ausentismo, redução da produtividade dentro das empresas.
Além disso, em muitas empresas, os problemas de saúde mental acarretam em inúmeros custos na atenção à saúde. Apesar disso, o tema de saúde mental acaba gerando um estigma e existe falta de consciência sobre o seu modo de funcionamento.
As opções para trabalhar nisso acabam sendo limitadas. Conforme empresas, diretorias e personalidades que assumem postos de decisão, incluindo em seu planejamento o trabalho e o apoio para a saúde mental, as barreiras podem ser reduzidas.
As pessoas que conformam as empresas dos agentes de mudança para que o tema sobre a mesa seja um dos primeiros passos da mesma forma é importante saber quais são os sinais que podem identificar problemas de saúde mental.
Veremos ao longo deste conteúdo de forma aprofundada mais algumas orientações sobre saúde e algumas dicas para cuidar da saúde mental no âmbito do trabalho.
APLIQUE AQUI A TÉCNICA POMODORO
Você pode gostar de ler também o artigo: Dicas de cuidados com a pele de bebê – Veja o que fazer!
O que é a saúde mental no trabalho?
Primeiramente, devemos entender que a saúde mental no âmbito do trabalho compreende o bem estar emocional, psicológico e social do trabalhador. Além disso, podemos vê-la como a base de um funcionamento eficiente de uma pessoa e sua comunidade.
A saúde mental acaba determinando o modo com o qual as pessoas acabam lidando com o estresse, além da forma com que nos relacionamos com os demônios e como eles interferem na tomada de decisões.
VEJA NOSSAS DICAS PARA DORMIR MELHOR
Nos espaços de trabalho acabam convergindo diferentes fatores que podem acabar afetando a saúde mental das pessoas. Por essa razão, é importante promover práticas que possam ajudar os empregados que vivam com uma condição de manter a saúde mental de igual forma, realizar ações para proteger o bem-estar dos trabalhadores.
Identificando a importância de cuidar da saúde da mente no âmbito do trabalho
Fique sabendo que a saúde mental acaba tendo implicações diretas no espaço do trabalho. Entre elas se encontram:
- A presença do ausentismo;
- Reclamações constantes considerando-se incapaz;
- Presentismo (quando a produtividade acaba sendo reduzida);
- Queixas do pessoal;
- Lesões;
- Doenças;
- Rotação de pessoal;
- Consequências legais.
Saiba que a organização mundial da saúde estima que para 2030 os custos globais anuais de problemas de saúde mental sejam de até 6 bilhões de dólares.
Como é possível cuidar da saúde da mente no âmbito do trabalho
É importante criar um ambiente saudável que promova a saúde mental positiva. Algumas dicas para cuidar da saúde mental no trabalho a ser realizado desde as perspectivas, os esforços que podem fazer com que os funcionários e da mesma maneira, você possa desenvolver os trabalhos para o cuidado com a saúde mental.
No caso da perspectiva do empregador, algumas dicas básicas são:
- Sensibilizar em temas de saúde mental
- Mudar os fatores de risco de estresse no trabalho;
- Crie um clima organizacional que promova o bem estar das pessoas;
- Facilitar o acesso para tratar o aspecto mais importante da saúde que os colaboradores podem precisar
- Entender as necessidades dos empregados, ser flexíveis e perceptivos
- Promover uma cultura que não estigmatize as pessoas que padecem algum problema de saúde mental
Dicas para cuidar da saúde mental no trabalho desde as ações do empregado:
- Procurar por ajuda quando for necessário.
- Pratique a resiliência.
- Ter sempre presente o autocuidado;
- Realizar o exercício de atividades recreativas com frequência;
- Trabalhar sempre em suas relações pessoais para intensificadores;
- Conhecer os seus direitos;
- Externas suas necessidades emocionais.
Dito de forma resumida, o cuidado com a saúde mental nos espaços de trabalho é tanto tarefa das empresas como da mesma pessoa. Se as empresas devem proporcionar as melhores condições para procurar o bem estar de seus equipamentos de trabalho, os colaboradores podem realizar inúmeros esforços para garantir a saúde mental de seus funcionários.