Dicas para economizar combustível – Veja as melhores!

O preço dos barris de petróleo em todo o mundo não deixa de romper os seus recordes históricos e, com isso, todos os seus derivados tendem a elevar o preço de forma substancial. Nessas horas é bom conhecer dicas para economizar combustível. 

Os combustíveis não são uma exceção na elevação de seus preços Logo, conhecer algumas dicas que possam lhe garantir maior economia na hora de usar um veículo é algo essencial.

Saiba que existem inúmeras formas de economizar combustível em qualquer trajeto que você fizer, e isso lhe garantirá um enorme alívio para os seus bolsos.

Ao longo do nosso conteúdo de hoje, iremos apresentar algumas dicas essenciais para a economia de combustível. Não perca e siga elas agora mesmo!

Você gostará de ler também o artigo: Que atividades abrir hoje em um mundo econômico em mudança?

Importância de economizar combustível 

Claro que ter um carro eficiente é um grande aliado para reduzir o consumo de combustível, mas melhorando alguns hábitos de condução e manutenção do veículo também podem ser facilitadores na hora de economizar combustível.

economizar combustível

CONHEÇA UM SOFTWARE DE FINANÇAS QUE FUNCIONA

Ao manter seu veículo sempre com as manutenções em dia e em bom estado, só por essa simples ação, você já conseguirá uma economia significativa no seu gasto de combustíveis.

É justamente para ajudar quem deseja garantir maior economia nos combustíveis que separamos o nosso conteúdo de hoje. Iremos lhe ajudar a mudar seus hábitos e economizar vários galões de gasolina.

Principais dicas para economizar combustível: deixe o motor do seu carro sempre em bom estado.

Este é um princípio fundamental na hora de querer economizar com gasolina, tendo em vista que é lógico pensar que o motor em ótimo estado, estando ele lubrificado e limpo, requer menos esforço para que o veículo funcione.

Logo, a partir do momento que você mantém o veículo com um bom motor, isso lhe garante um gasto menor em combustível, se formos comparar com veículos cujo proprietário não tem tanto cuidado com o motor.

Portanto, recomendamos que você faça as manutenções do motor do seu veículo sempre no tempo correto, trocando os filtros de ar da maneira frequente, conforme indica o fabricante.

Também é importante levar o seu veículo para um serviço de descarbonização quando seja necessário e isso permitirá que o mesmo funcione do modo correto e eficiente, economizando mais combustível.

Para economizar combustível, você pode desligar o seu motor nas paradas prolongadas.

Se você vive em uma cidade que possui muitos veículos em circulação, certamente em algum momento você ficou uma enorme quantidade de tempo parado em um engarrafamento.

Quando você se mantém com o veículo parado em um engarrafamento, por exemplo, só pelo fato do veículo estar ligado, isso gera enorme contaminação no ar e provoca o desgaste desmedido de seu combustível.

Nos dias de hoje, milhares de veículos contam já com a função de Start/Stop, mas se o seu carro não a possui, é recomendado que desligue completamente o motor.

Essa dica é dada, principalmente se você for ficar mais de um minuto com o carro parado e outra dica valiosa, é que busque ligar o veículo apenas uma vez, ou seja, quando quiser dar início ao funcionamento do veículo.

CONHEÇA DETALHES SOBRE NOTA FISCAL

Usa o freio do motor sempre que seja possível

Outra dica importante é que podemos dar para economizar combustível, é com relação à forma como o detemos o nosso carro.

A ideia é que, antes de pisar no freio, você opte por realizar o freado de um autor, soltando o acelerador e controlando. As caixas de câmbio para deter o veículo de modo gradual, permitindo rodar unicamente com impulso ao restante da energia acumulada. 

Desta maneira, o consumo de combustível se minimiza, já que, sem pressionar o acelerador, o fluxo de combustível no motor é praticamente nulo.

Você pode controlar as evoluções do motor do veículo.

Todos nós amamos sentir esse tremor de adrenalina, o qual é obtido quando pisamos no fundo do acelerador e sentir toda a potência do nosso carro sentados em nossos assentos.

No entanto, alertamos aos nossos leitores que esta simples prática pode fazer com que gaste enormes quantidades de combustível, o qual nem se quer é utilizado de modo eficiente. O melhor, portanto, é acelerar suavemente e realizar as mudanças de marcha entre as 2.000 e 2.500 rpm.

economizar combustível

Dicas valiosas para economizar combustível – cuide a pressão nos pneus

Se você fizer uma pesquisa no manual de condutor do seu veículo, encontrará sempre um apartado, que indica qual é a pressão ideal e o que você deve encontrar nos pneus para diminuir a resistência à roda dura.

Com isso, o consumo de combustível ao sair para rodar por aí na estrada será muito menor. Além disso, lembre-se de verificar regularmente a pressão para obter o melhor rendimento do seu veículo.

Não viaje com excesso de velocidade

Outra ótima forma de economizar combustível na hora de dirigir é respeitar os limites de velocidade. A partir do momento que você tem uma demanda por maior velocidade, o seu veículo acaba exigindo uma maior quantidade de combustível para poder cumprir o requerimento.

De fato, estima-se que possamos consumir até 10% menos de combustíveis a cada 6 milhas que viajemos com uma velocidade inferior.

Dicas para garantir economia de combustível: cuida o peso do seu veículo

Ainda que seja muito divertido viajar de carros, levando toda a família e até mesmo o cachorro, é muito recomendável que por nada neste mundo ultrapasse a capacidade de passageiros do seu veículo e muito menos insira sobrecargas com equipamentos desnecessários.

Saiba que quanto mais peso haja dentro do seu veículo, isso acaba fazendo com seja necessário uma maior quantidade de esforço para avançar, e por outro lado, maiores serão as quantidades de combustíveis necessárias.

 

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list