Detalhes sobre a Nota Fiscal – Para que ela serve?

No Brasil, a nota fiscal é um documento importante, tendo em vista que ela ajuda a comprovar todas as transações que são feitas de modo comercial, ou seja, de produtos, bens ou serviços. 

Além disso, este tipo de documento visa fazer uma oficialização dos trâmites das vendas e demais transações que são feitas e também permite que, desse modo, a Receita Federal faça o controle para o recolhimento dos impostos.

Se você emite notas há bastante tempo, deve ter notado que elas mudaram bastante nos últimos anos, principalmente com o surgimento da emissão de notas fiscais eletrônicas.

A emissão de notas diretamente pela internet acaba facilitando a gestão das empresas em todo o país.

Mas você saberia nos dizer como as notas fiscais surgiram no Brasil? Você sabe dizer para que serve exatamente um documento como esse? Veja todos os detalhes em nosso post de hoje.

Como surge este documento?

A primeira nota fiscal emitida no Brasil surgiu na década de 70 e era feita de modo tradicional, ou seja, com todos os documentos impressos e guardados em blocos.

Já no caso da nota fiscal eletrônica, ela surge anos mais tarde, no ano de 2005 em diante, se consolidando por todo o território nacional. Mesmo que já tenhamos visto um movimento desde a década de 90 para automatizar todos os sistemas, a nota fiscal eletrônica só foi surgir anos mais tarde.

Nota Fiscal

CONHEÇA O PROGRAMA NENHUMA CASA SEM BANHEIRO

A data de autorização da nota fiscal eletrônica é justamente o ano de 2005, quando o governo federal passou a liberá-la para uso dentro das empresas. Este documento, seja físico ou digital, é muito importante, mas muitos desconhecem como ele funciona.

Ainda existem muitas pessoas que se perguntam, qual seria a real utilidade de uma nota fiscal ou quando as mesmas podem ser solicitadas ou emitidas.

Primeiramente, saiba que as notas fiscais não são uma exclusividade dos brasileiros. Elas existem no mundo todo e são documentos importantes para descrever qualquer tipo de venda de bens ou serviços e garantir o controle dos trâmites pela Receita Federal.

É justamente em função disso que entender como se dá o funcionamento das notas fiscais é uma obrigação de todo e qualquer cidadão, principalmente daqueles que possuem empreendimentos. 

Verifique a seguir todos os detalhes sobre a nota fiscal, e informe-se da forma correta.

Qual é a utilidade de uma nota fiscal?

As notas fiscais são importantes, visto que elas possibilitam que possamos realizar a fiscalização dos tributos devidos em nosso empreendimento. Além desse fato, elas também irão fornecer dados para o emissor e também para o comprador.

Para que você possa entender de modo rápido e prático, uma nota fiscal serve como um guia prático com as referências de compra e venda de produtos ou serviços.

Nota Fiscal

VEJA COMO PEDIR AUXÍLIO MATERNIDADE

Ao gerar e manter organizadas as notas fiscais da sua empresa, você irá colher os seguintes benefícios:

  1. A empresa consegue fazer um controle dos recursos que entram;
  2. O financeiro da empresa saberá exatamente como controlar os valores que precisam ser destinados para pagamentos de impostos.
  3. Bati no momento que as notas estiverem devidamente organizadas, sobrará mais tempo para preocupar-se com outras questões burocráticas da empresa;
  4. Se você mantiver as suas notas organizadas diante de qualquer tipo de fiscalização, poderá manter-se tranquilo, pois não será multado.
  5. Se o seu cliente solicitar uma troca ou devolução, será muito mais fácil encontrar as notas se elas estiverem organizadas. 
  6. Se houver qualquer tipo de desvio dentro da empresa, você ficará sabendo a partir do momento que as suas notas estiverem organizadas.
  7. Acaba reduzindo o risco de receber alguma multa ou ter que fazer um retrabalho.
  8. Os processos de auditorias internas nas empresas serão feitos de modo mais preciso.
  9. O processo de continuidade de um trabalho será feito de forma tranquila, mesmo quando houver alterações nas equipes.

Quem é obrigado a emitir nota fiscal?

Atualmente, todo e qualquer empreendedor é obrigado a emitir notas fiscais sempre que fizer alguma compra ou venda. Os únicos que ficam isentos deste tipo de documento são os microempreendedores individuais via MEI.

Essa obrigatoriedade foi criada pela receita federal como uma forma de garantir a transparência nas movimentações das empresas e realizar o pagamento dos impostos sem nenhum tipo de irregularidade.

Passo a passo para emitir a sua nota fiscal

Caso você esteja precisando emitir uma nota fiscal, mas não saiba muito bem como proceder, veja a seguir, quais são os passos necessários:

Nota Fiscal

APLICATIVOS PARA APROVEITAR O GALAXY S20

  1. Cadastre-se junto ao Sefaz do seu estado.
  2. Adquira o seu certificado digital A1 ou A3.
  3. Escolha um software que faça emissões de notas fiscais eletrônicas.
  4. Entre no software para fazer a emissão da sua nota fiscal, inserindo os dados que forem exigidos. No final, imita o arquivo.
  5. Este arquivo deverá ser encaminhado dentro do portal do Sefaz e ao ser devidamente autenticado, você poderá encaminhar ao seu destinatário.

O que você achou das nossas informações sobre o que é uma nota fiscal e para que ela serve? Deixe o seu comentário abaixo.

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list