Técnicas para estudar para concursos – Confira as mais poderosas!

Se você está em busca de técnicas para estudar para concursos que sejam realmente eficientes para obter os melhores resultados nas provas, saiba que você veio ao local certo.

Existem muitos métodos que podem ser facilmente adaptados à sua rotina e que lhe proporcionará ótimos resultados. O principal deles é mergulhar de cara nos estudos, dedicando-se ao máximo.

É mediante o ato de estudar que os concurseiros de plantão obtêm os conhecimentos necessários para que possam fazer a prova e serem aprovados nos cargos que desejam. Como forma de garantir um incremento positivo nos seus estudos, separamos neste post algumas dicas valiosas para você.

Antes de ler as nossas dicas, o nosso site recomenda que você faça uma leitura atenta do edital do concurso que você deseja fazer, a fim de informar-se adequadamente sobre os temas a serem estudados. Tendo lido o edital do concurso, agora você está pronto para as dicas que separamos. Vamos lá!

Dica 1 – Tenha uma jornada de estudos intercalado e bem distribuído

Para que você possa estudar para concurso do jeito certo é necessário que você tenha muita organização. Por essa razão, é imprescindível que você tenha um cronograma de estudos à mão.

Dentro deste cronograma, você deverá inserir os conteúdos que cairão no concurso que você vai prestar. Defina no cronograma quantas horas você dedicará por dia para cada tema. 

Nessa hora, defina com uma duração de tempo maior os temas que você considera ter mais dificuldade, e deixe menos tempo para aqueles temas que você já domina e quer apenas revisá-los melhor.

estudar para concursos

APLICATIVO PARA ESTUDAR EM 2022

Caso você não saiba como identificar o tema de estudo mais importante, lendo novamente o edital do concurso, você terá acesso à pontuação para cada tema. Logo, as temáticas que valem mais pontos devem ser sua prioridade.

Se você for fazer uma pesquisa na web, irá se deparar com inúmeros modelos de tabelas com cronogramas para serem aplicados nas jornadas de estudos para concursos.

No entanto, mais importante do que encontrar os modelos, é adequar às suas necessidades e também ao tempo que você deseja disponibilizar para as jornadas de estudo.

A grande maioria dos especialistas no assunto recomendam que dediquemos pelo menos 45 minutos de estudos para uma determinada área e na sequência, que façamos uma pausa de 5 minutos para descansar.

Com essa simples ação, você colabora para que não haja um desgaste mental e seja mais fácil absorver os conteúdos aprendidos. Passado o tempo de pausa, volte aos estudos com outro tema complementar, se mantendo nele por mais 45 minutos.

Dica 2 – Faça marcações nos textos lidos ao estudar para concursos

Se você é daquelas pessoas que acaba retendo melhor os conhecimentos adquiridos por meio da leitura e faz questão de ter um material impresso em mãos, uma dica que é bastante útil é fazer marcações dos pontos mais interessantes no texto.

Sendo assim, enquanto você estiver realizando a sua leitura, vá marcando os pontos mais relevantes e que você poderá voltar a revisar em outro momento.

Sempre que houver necessidade, além de fazer as marcações, também é interessante fazer algumas anotações com caneta ou lápis. Essa técnica para estudar para concursos é bastante simplificada e pode ser feita em todas as matérias que você estiver estudando.

Após fazer todas as marcações e anotações, sempre que você voltar a fazer uma revisão técnica será muito mais fácil aprender aquilo que foi destacado como o mais importante.

APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSOS

Dica 3 – Desenvolva seus próprios resumos

Muitas pessoas acabam estudando  melhor quando anotam as coisas que escreveram e desenvolvem um resumo sobre os temas. O resumo é considerado uma das técnicas de aprendizagem mais eficientes, tendo em vista que, ao desenvolvê-lo, você precisa exercitar a capacidade de síntese e anotar exatamente aqueles pontos que sejam mais relevantes sobre um determinado tema de estudo.

 estudar para concursos

Os resumos são muito mais benéficos para os estudos do que as apostilas convencionais, pois eles já trazem uma síntese importante.

DICAS PARA SEGUIR ANTES DO VESTIBULAR

Dica 4 – elaboração de mapas mentais para estudar para concursos

Os mapas mentais são como um resumo, só que da mente e envolvendo apenas palavras chaves. Ao utilizarmos os mapas mentais, podemos criar atalhos com relação aos conteúdos estudados e isso também gera maior fluência.

Na hora de elaborar o seu mapa mental, primeiro você deve colocar no centro de uma folha de papel, por exemplo, a ideia central que você está estudando e depois ir adicionando algumas palavras chaves que são importantes para o que você está aprendendo.

Um exemplo que podemos dar é, vamos supor que você está estudando para o componente de língua portuguesa e colocou como ideia central de seu mapa mental a palavra “artigo”.

Nas ramificações desta palavra chave, você pode adicionar artigos definidos e indefinidos e depois alguns outros galhos sobre masculino e feminino, singular e plural e etc.

O objetivo do mapa mental é sair dele com uma ideia mais generalista sobre o tema focado. Você verá que será muito mais fácil apreender os conteúdos propostos na hora de estudar para concursos.

Você gostará de ler também o artigo: Produtividade – Dicas para ser mais produtivo no dia a dia!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list