Streaming ou download: qual é o melhor uso dos seus dados móveis?
Quando se trata de desfrutar de áudio ou vídeo no seu dispositivo móvel, você pode receber uma opção sobre como proceder: transmitir ou fazer o Streaming ou download. Mas escolher uma opção pode não ser tão óbvio quanto parece, dependendo de como você pretende usar o conteúdo e quando.
Para ajudá-lo a tomar a decisão de gastar seus dados móveis em streaming ou download, aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados.
Download e streaming são funcionalmente os mesmos
Tanto o streaming quanto o download envolvem um arquivo enviado ao dispositivo. A principal diferença é que um arquivo de streaming é simplesmente reproduzido quando fica disponível, enquanto um download é armazenado na memória.
[su_button url=”https://noticiasmundial.com.br/detalhes-sobre-a-nota-fiscal/” style=”flat” background=”#d52145″ size=”10″ icon=”icon: group”] VEJA INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA[/su_button]
Ambos os processos envolvem o ato de baixar, mas apenas um deixa uma cópia no seu dispositivo que você pode acessar a qualquer momento, sem precisar receber (ou baixar) os dados novamente.
Se você fizer o acesso a um arquivo cujo Download foi feito posteriormente, então não será necessário fazer uso de dados móveis para a sua reprodução. No entanto, se você optar por transmitir um arquivo novamente, precisará fazer o download das informações novamente (e novamente sempre que optar por acessá-las).
A proporção de dados em transferência é (normalmente) igual
Outra coisa que você precisa entender é que o tamanho do arquivo em si geralmente é o mesmo, independentemente de você transmiti-lo ou baixá-lo, desde que seja oferecido com o mesmo nível de qualidade para ambas as seleções. Por exemplo, se um MP3 de uma música tem 3,5 MB, esse fato não muda se você o baixa ou transmite.
No entanto, certas opções podem diferir dependendo da qualidade disponível. Se você tiver a opção de transmitir um vídeo em 480p, mas puder baixá-lo em 720p, o arquivo 720p será maior que o equivalente a 480p . Isso significa que são necessários mais dados para baixar o arquivo 720p do que transmitir a versão 480p.
Além disso, alguns serviços de streaming, como o Netflix, oferecem a capacidade de ajustar as configurações de uso de dados , permitindo escolher uma opção de resolução mais baixa para salvar os dados.
[su_button url=”https://noticiasmundial.com.br/detalhes-sobre-a-nota-fiscal/” style=”flat” background=”#d52145″ size=”10″ icon=”icon: whatsapp”] APRENDA A TIRAR O MODO ONLINE DO WHATSAPP[/su_button]
Streaming ou download – Uso pretendido do arquivo
Como muitos dos fatores são semelhantes, se você optar por transmitir ou baixar um arquivo precisa se basear em como deseja usá-lo.
Se você gosta de uma música em particular e pode imaginar listá-la todos os dias, fazer o download do arquivo é a melhor opção. Ao optar por baixar o MP3 na memória do seu dispositivo usando um downloader de música , você usa os dados durante o download inicial.
Então, se você quiser ouvi-lo, basta acessá-lo da memória do seu dispositivo. Você usa os dados apenas uma vez e pode reproduzir a música indefinidamente.
[su_button url=”https://noticiasmundial.com.br/vale-transporte/” style=”flat” background=”#d52145″ size=”10″ icon=”icon: group”] VEJA SE VOCÊ PODE PEDIR VALE TRANSPORTE NO SEU TRABALHO[/su_button]
Essa abordagem também é necessária se você deseja acessar o arquivo em um momento em que não possui conexão com a Internet, pois não pode transmitir músicas ou vídeos sem uma conexão ativa.
No entanto, se você não estiver interessado em usar um arquivo mais de uma vez, convém transmitir em vez disso. Ao contrário do download, o streaming não coloca o arquivo na memória do seu dispositivo.
Isso significa que você pode apreciar a música ou o vídeo e não perderá nenhuma capacidade de armazenamento. Isso é especialmente ideal se você estiver em uma área com um sinal forte e quiser acessar as informações imediatamente.
Streaming ou download – Parando, iniciando e escolhendo não terminar
É importante ressaltar que quando você transmite um arquivo e não consegue finalizá-lo, talvez você não consiga iniciar o áudio ou o vídeo a partir do local exato em que parou.
Alguns sistemas são muito bons em permitir que você reinicie a reprodução de onde foi pausada, mas outros serão reiniciados automaticamente. Nesses casos, pode ser necessário fazer o download de determinadas seções do arquivo uma segunda vez, aumentando a quantidade total de dados utilizados.
Por outro lado, se você iniciar um arquivo de áudio ou vídeo e decidir que não deseja finalizá-lo, o streaming resultará em menos uso de dados. O download exige que o arquivo seja recuperado e armazenado na íntegra antes que você possa apreciá-lo, enquanto o streaming permite que ele seja reproduzido sem que o arquivo inteiro seja carregado.
Portanto, caminhar no meio de um arquivo de streaming economiza a quantidade de dados que você não escuta, enquanto um arquivo baixado não.
Você poderá gostar de ler também o artigo: 5 excelentes APLICATIVOS para aproveitar ao máximo seu Galaxy S20