Não votei na eleição, e agora? O que devo fazer? Confira!

Este ano as eleições são para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, movimentando milhares de pessoas até as urnas. Mas, o que acorre se eu não votei na eleição?

Sabemos que no Brasil, todo cidadão a partir dos 18 anos de idade é obrigado por lei a votar em todas as eleições, sejam elas presidenciais ou para prefeitos. 

Caso você tenha deixado de votar nessa eleição e queira saber o que fazer agora, nós da equipe do Notícias Mundial reservamos um conteúdo especial para lhe esclarecer essas dúvidas. Vamos lá!

Importância do voto nas eleições

Como comentamos anteriormente, no ano de 2022, a decisão das eleições será para os governantes estaduais e federais. Através do seu voto, os eleitores poderão escolher os candidatos que mais combinam com o seu perfil.

Além disso, todas as propostas são apresentadas seguindo o calendário eleitoral apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As campanhas eleitorais podem acontecer através dos meios televisivos. Geralmente, os partidos desenvolvem propagandas eleitorais tanto para a televisão, como para as redes sociais e rádio.

CONHEÇA O PROGRAMA PRATO CHEIO

No caso das eleições do ano de 2022, elas são democráticas e também são consideradas um ato de cidadania, no qual os eleitores realizam a sua vontade perante as urnas eleitorais. Destacando mais uma vez que o voto é obrigatório no Brasil.

Feita a definição do candidato no local eletrônico mais apropriado e confirmando o seu voto, essa escolha é contabilizada após as 17 horas, conforme o horário de Brasília (embora possa ter horários alterados, dependendo do fuso horário em algumas regiões).

No dia em que acontecem as votações para as eleições, depois que tenha sido feita a entrega das urnas de todas as regiões é que se inicia a contabilização dos votos.

Todo este processo pode ser acompanhado pelos cidadãos brasileiros, via portal do tribunal superior eleitoral, ou por meio de sites confiáveis.

No entanto, existem alguns eleitores que querem optar por um voto em branco ou nulo. Nessas instâncias, os votos não são considerados válidos e acabam sendo computados apenas para uma finalidade estatística.

Por meio do sistema majoritário serão eleitos todos os candidatos que tenham obtido mais votos nas eleições. É a sistemática mais simplificada. Basicamente, os eleitores escolhem seus candidatos e votam de modo nominal.

No caso das eleições para presidente, governadores e prefeitos, cujos municípios tenham mais de 200.000 eleitores é feito segundo turno, nas instâncias em que nenhum dos candidatos tenha conseguido obter  50% ou mais dos votos, não sendo computados votos brancos e nulos.

Dito tudo isso, e se eu não votei nas eleições deste ano? O que devo fazer agora? No tópico a seguir iremos lhe revelar maiores informações.

Não votei na eleição 2022, o que pode ser feito agora?

Caso você não tenha comparecido no dia da votação eleitoral, saiba que você precisa justificar a sua ausência no TSE. Fazendo este procedimento, você evita ter que pagar multas ou inclusive pendências ou ter as severas por não comparecer neste momento.

Para justificar sua ausência de voto é muito fácil, uma vez que pode ser feito de forma 100% online.

O canal que você deverá usar é o aplicativo do e-Título 2022, o qual está disponível nas principais lojas para apps da Google Play e App Store.

Não votei na eleição

VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O E-TÍTULO 

O aplicativo do e-Título foi criado no ano de 2017, mas foi somente em 2020 que acabou ganhando mais visibilidade e adesão por parte dos cidadãos brasileiros.

Este aplicativo vem sofrendo algumas modificações ao longo dos anos, o que o converte em algo cada vez mais completo. Por meio deste APP é possível encontrar a sua foto de leitor, informações pessoais sobre o local onde você vota, ou seja, sua zona eleitoral, etc.

Aliás, você pode usar o app do e-Título no lugar do título eleitoral impresso, pois a versão digital tem a mesma validade sobre a física em todo o território nacional.

Dito isso, se você quer fazer a justificativa da ausência nas eleições por meio do portal oficial do TSE, saiba que o procedimento é tão simplificado, como pelo aplicativo.

Se o fato de você não votar, seja porque está em uma cidade que não é seu domicílio eleitoral, você também poderá justificar o seu voto indo até uma das zonas eleitorais mais próximas.

Acessando minha multa por não ter votado, nem justificado nas eleições

Para pagar a multa por não ter votado e nem justificado seu voto, o cidadão brasileiro deverá entrar no site oficial do TSE e fazer o preenchimento da tabela com todos os dados que forem pedidos.

Dentro do site, você conseguirá gerar o boleto com a multa, o qual poderá ser pago por meio do Banco do Brasil.

E aí? As informações que lhe apresentamos foram úteis? Gostaria de saber mais alguma coisa sobre as eleições? Deixe um comentário!

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA CASA VERDE AMARELA

 

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list