Aplicativo e-Título: Record de downloads em 2022

Em 2022, ano das eleições presidenciais, o aplicativo e-Título bateu record de download nas principais lojas de apps para celulares, somando mais de 30 milhões de novos usuários. 

Lembrando que este tipo de tecnologia é 100% grátis e está funcionando desde o ano de 2018, levando mais praticidade na hora de termos acesso ao nosso título de eleitor.

Conferindo o nosso conteúdo de hoje iremos lhe apresentar maiores informações sobre este serviço. Aprenda a baixar agora mesmo, para poder levar esse documento onde quiser, e diretamente na tela do seu celular.

O que é o e-Título?

Podemos entender o e-Título como um serviço de aplicação móvel que nos ajuda a obter, de modo 100% digital, o nosso título de eleitor. Tudo devidamente validado pela Justiça Eleitoral.

Aplicativo e-Título

Por meio deste app, os cidadãos conseguirão um acesso rápido e facilitado às informações como eleitor, tais como:

  • Número do título do eleitor;
  • Zona eleitoral;
  • Situação cadastral;
  • Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Certidão de crimes eleitorais. 

Com algumas reformulações feitas desde 2020, agora é muito mais fácil ter acesso a este app. Podemos acessá-lo utilizando o número do nosso CPF, ou seja, se você não lembra o número do seu título de eleitor, não tem problema.

Sem falar que este aplicativo está cada vez mais acessível aos cidadãos brasileiros, incluindo para as pessoas com deficiência, daltônicas ou com baixa visão.

CONHEÇA O PROGRAMA PRATO CHEIO

Caso você não tenha como participar das eleições, por meio do app é possível justificar a sua ausência. Isso mesmo, agora não precisará mais comparecer presencialmente ao cartório da sua cidade.

Mas, isso só será possível se o dispositivo do app identificar que você se encontra fora do seu domicílio eleitoral, ou tenha como comprovar, por outras instâncias, a sua impossibilidade de votar.

Um detalhe importante é que o e-Título poderá ser baixado para celulares Android e iOS, tanto nos smartphones, como nos tablets.

Caso você ainda não tenha feito o seu cadastro biométrico, então será preciso que apresente um documento oficial com foto, sempre que for fazer uso do seu título digital.

Quem pode ter acesso ao e-Título?

Poderão fazer uso deste aplicativo todos os cidadãos brasileiros que estejam devidamente regularizados de forma eleitoral. Com isso, basta baixar grátis o app no Android ou iOS e usufruir do serviço.

Lembrando que os cidadãos estão aptos ao voto a partir dos 16 anos de idade, mas apenas a partir dos 18 é que o voto torna-se obrigatório no Brasil.

Inclusive, se você não exercer a sua cidadania votando, irá receber uma multa da Justiça Eleitoral.

Principais benefícios do aplicativo

Aplicativo e-Título

Ao ter esse app à sua disposição, você poderá usufruir dos seguintes benefícios em sua adesão:

  • Esse aplicativo pode ser baixado em celulares ou tablets.
  • Se houver uma perda ou extravio do documento, não será mais necessário irá até uma zona eleitoral para pedir uma nova emissão do título.
  • O e-Título é aceito como documento legal até mesmo no dia das eleições;
  • No app você encontra informações pessoais suas, além do seu local de votação e endereço;
  • Se o cidadão já fez o cadastro biométrico, não tem necessidade de levar o título em sua versão impressa no dia da votação eleitoral, desde que o e-Título apresente uma foto legível, ou seja, suficiente para a identificação do cidadão;
  • Por meio deste app, os cidadãos poderão justificar os votos. Isso é liberado nas instâncias em que os cidadãos;
  • Vários serviços eleitorais dentro de um único sistema.
  • Dados eleitorais dos cidadãos devidamente protegidos pelo Governo Federal.

Como utilizar o app e-Título?

O aplicativo e-Título veio para substituir o documento em papel que conhecemos e pode ser utilizado como documento de identificação, desde que esteja atualizado e com foto. 

Por essa razão, é necessário que você se organize e não deixe tudo para a última hora. Faça o download deste app seguindo as orientações que iremos passar a seguir.

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA CASA VERDE AMARELA

Como baixar o e-Título?

Lembrando que este aplicativo está funcionando desde 2018 gratuitamente para todos os cidadãos que estejam aptos a votar. Nele você consulta seus dados como eleitor e poderá substituir a versão física do documento.

Para aprender a baixar este aplicativo, siga as instruções que iremos lhe passar a seguir:

  • Passo 1 – Entre na plataforma de aplicativos do seu celular Android ou iOS;
  • Passo 2 – Pesquise pelo aplicativo e-Título na loja de apps.
  • Passo 3 – Ao encontrá-lo, clique para baixar.
  • Passo 4 – Depois de baixado, basta fazer o login, inserindo o número do seu CPF. 
  • Passo 5 – Pronto, já terá acesso às informações do seu título de eleitor e poderá usar o documento para identificar-se e principalmente para exercer seu direito ao voto nas eleições, seja para presidente ou prefeito. 

Bom, essas foram as informações importantes que você precisava tomar conhecimento sobre o aplicativo do e-Título. Deixe um comentário abaixo, se o conteúdo foi útil para você!

CONHEÇA O PROGRAMA BOLSA DO POVO 2022

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list