Enem – Datas importantes, inscrições e novidades!

O Exame Nacional do Ensino Médio  ocorrerá este ano nos dias 13 e 20 de novembro. Lembrando agora que o Ministério da Educação (MEC) dá uma semana entre uma prova e outra.

Antigamente, as provas eram aplicadas em dois dias seguidos, o que era considerado bastante exaustivo por parte dos candidatos. Além dessa diferença nas datas, existem outros detalhes que é importante manter-se informado.

Um ponto interessante é que as inscrições  já foram recebidas, ou seja, quem se inscreveu para prestar a prova esse ano, agora deve aguardar pela divulgação dos locais das provas, o que deve ocorrer até final de outubro.

Lembrando que o edital do Enem foi lançado em abril deste ano por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste processo, os candidatos puderam se inscrever entre 10 e 21 de maio.

Também foi necessário fazer o pagamento de uma taxa no valor de R$ 85, a qual podia ser paga até 27 de maio. Dito isso, prossiga com a sua leitura que iremos abordar pontos interessantes que você precisa saber sobre o Enem 2022, principalmente se você for prestar o exame.

Cronograma para o Enem 

Caso você queira uma ajudinha para não perder as datas importantes do Enem 2022, fizemos uma tabela completa a seguir com o cronograma do Enem deste ano:

Enem 2022

CONFIRA AQUI MELHORES APPS PARA ESTUDAR EM 2022

Datas que foram importantes ENEM 2022

Lançamento do Edital Enem 2022: 29 de abril de 2022
Realização dos pedidos de isenção da taxa da prova: entre 4 e 15 de abril de 2022.
Inscrições Enem 2022: entre 10 a 21 de maio de 2022
Pagamento da taxa de inscrição: até 27 de maio de 2022
Cartão com a localização da prova: será lançado em outubro de 2022
Provas Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.
Resultado das provas: Provavelmente em janeiro de 2023.

Processo de isenção da taxa

Esse processo ocorreu entre 4 e 15 de abril deste ano. Na mesma ocasião o Inep também aceitou a justificativa de ausência dos candidatos que participaram da edição do Enem 2021, mas não compareceram no dia a prova.

Enem 2022

Nesse tipo de instância é necessário justificar a ausência. Os resultados dos pedidos de isenção do Enem 2022 são divulgados diretamente no site oficial do INEP. Caso não saiba, terão direito de solicitar isenção da taxa do Enem todas as pessoas que:

  • Que estão matriculadas no terceiro ano do ensino médio e em uma instituição pública.
  • Quando o candidato se enquadra na chamada Lei Federal nº 12.799/2013 (serão contemplados os estudantes de instituições públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que possuam uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ao mês;
  • Candidatos que estejam inscritos no CadÚnico ( neste caso, o sistema exige uma renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou que o candidato comprove uma renda familiar total de até três salários mínimos).

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O FIES 2022

Detalhes sobre as Inscrições

Enem 2022

Apesar dessa prova ser focada em avaliar o desempenho de estudantes do ensino médio, todos os candidatos brasileiros, independente da idade, poderão se inscrever.

As inscrições do Enem  foram feitas na Página do Participante do Portal do Governo Federal, entre os dias 10 e 21 de maio. Para concretizar a inscrição, os candidatos precisavam pagar R$85,00, taxa que vem se mantendo igual nos últimos anos.

Novidades sobre a prova 

Um detalhe interessante das inscrições do Enem 2022 aceita documentos digitais para identificar os participantes nos dias das provas.

Entre os documentos aceitos estão:

  • e-Título;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
  • RG Digital.
Enem 2022

Os documentos acima listados devem ser apresentados em seus apps originais, ou seja, não serão aceitos prints da tela ou capturas.

Além disso, outro detalhe importante é com relação ao pagamento da taxa, que pode ser feita por meio do cartão de crédito ou via PIX. Também existe a possibilidade de pagar via boleto nos bancos, casas lotéricas, internet banking, etc.

SAIBA O QUE É O FUNDEB AQUI!

Datas e Configurações das Provas

As provas do Enem serão feitas em 2022 entre os dias 13 e 20 de novembro, ocorrendo em dois domingos, seguindo o mesmo formato dos últimos anos.

Lembrando que as provas são feitas impressas, com 180 questões objetivas e a realização de uma redação. As áreas das provas serão dadas com a seguinte organização:

  • 1º dia de prova – 13/11: Realização da redação; 45 questões na área de Linguagens e Códigos e 45 questões Ciências Humanas
  • 2º dia de prova – 20/11: Realização de 45 questões na área de Ciências da Natureza e 45 questões na área de Matemática

Nestes dois dias de provas os portões das localidades de provas serão fechados pontualmente às 13h, e o exame começará às 13:30. A duração da prova é de no máximo 5 horas e meia no primeiro dia de avaliação e no segundo dia 5 horas em ponto.

O que os candidatos devem estudar para o Enem ?

Os conteúdos temáticos que deverão ser estudados pelos candidatos à prova do Enem estarão disponíveis na matriz de referência do Enem, que está disponível desde 2009 com a mesma grade de conteúdos.

Segundo informações do próprio Ministério da Educação, essa matriz de referência deverá ser alterada no ano de 2024, mas por enquanto, utilizaremos a mesma. Essa mudança ocorrerá apenas quando houver uma total adequação das escolas ao Novo Ensino Médio.

Você poderá gostar de ler também o nosso artigo: Aplicativos para estudar 2022: Conheça os melhores do momento!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list