Conheça o Programa Prato Cheio do Distrito Federal

O Programa Prato Cheio surgiu no Distrito Federal como uma forma de auxiliar as famílias de baixa renda que foram fortemente afetadas por toda a crise que se instaurou com a pandemia do covid-19.

O programa foi implementado pelo Governo do Distrito Federal em 2020, e tem apoio do Banco de Brasília (BRB) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Até os dias de hoje é uma iniciativa que vem auxiliando as famílias que necessitam.

Como funciona o Programa Prato Cheio?

O Programa Prato Cheio é destinado para a aquisição de alimentos em estabelecimentos que estejam conveniados e cadastrados junto ao Governo do Distrito Federal.

Por meio deste auxílio, os beneficiários recebem um valor mensal de R$ 250, o qual só poderá ser destinado para compra de alimentos.

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA CASA VERDE AMARELA

Quem tem direito ao Programa Prato Cheio?

Poderão receber os benefícios deste programa, todas as pessoas devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham uma renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) e se encontrem em situação de insegurança alimentar.

 Saiba que o recurso do DF é concedido, de forma prioritária, para aquelas famílias monoparentais, as quais são chefiadas por mulheres que possuem filhos de até 6 anos, ou com pessoas com deficiência ou idosos.

Programa Prato Cheio

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O  SEGURO DESEMPREGO

Um detalhe interessante sobre este programa, é que o cidadão que recebe outro benefício social do governo também pode se inscrever no Prato Cheio. 

Vale destacar também que o cartão deste programa não possui a função saque e para recebê-lo você deverá comprovar que vive no Distrito Federal.

Observação: Aquelas pessoas que se encontrem em situação de rua, devem pedir o benefício acompanhadas por uma equipe da assistência social.

Como posso me cadastrar no programa?

Existem dois modos de fazer a inscrição no Programa Prato Cheio do Distrito Federal, e se você observou que atende todos os critérios para ser beneficiado, veja a seguir as nossas instruções.

O primeiro modo de inscrição no Prato Cheio é por meio do telefone (61) 3029-8499, o qual está disponível para os cidadãos todos os dias, entre as 8h da manhã e 20h da noite, até mesmo nos finais de semana. 

A segunda alternativa também é bastante prática, uma vez que lhe permite inscrever-se de modo 100% virtual via site oficial do programa. Veja a seguir como proceder:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do órgão responsável pelo Programa Prato Cheio do Distrito Federal por meio do seguinte endereço eletrônico: Sistema de Cadastro Sócio-Econômico (brb.com.br)
  2. Na sequência, procure pelo programa Prato Cheio e clique em “Consulta Prato Cheio”. 
  3. Na tela seguinte, o candidato precisará preencher uma pequena tabela, inserindo o número do CPF e a data de nascimento. Feito isso, precisa clicar em “Não sou um robô” e em “Avançar”.
  4. Se o programa estiver liberado para você, conseguirá concluir o seu pedido de cadastro.

Após alguns dias, você receberá informações sobre o dia e local para a retirada do cartão do programa Prato Cheio. Também é importante que o beneficiário abra uma conta social junto ao Banco de Brasília (BRB).

Cronograma Prato Cheio 2022

Para o ano de 2022, esse programa foi ampliado e estima-se que irá atender cerca de 87 mil famílias em todo o Distrito Federal.

A continuidade do programa começa em setembro de 2022, a partir do dia primeiro e o órgão responsável pelo repasse é a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF.

Os cartões dos beneficiários foram distribuídos conforme a letra inicial do nome dos novos beneficiários e inseridos em ordem alfabética. Para que você possa consultar o local e data de retirada do seu cartão, basta acessar o site pelo link: https://gdfsocial.brb.com.br/#/prato-cheio-identificacao.

Programa Prato Cheio

APRENDA A FAZER SUA ASSINATURA DIGITAL AQUI

O cronograma de entrega dos cartões Prato Cheio (16.797 cartões) está disponível nas agências do BRB com as seguintes datas:

  • 1º/9: Todos os nomes iniciados de A a C.
  • 2/9 :Todos os nomes iniciados de D a H
  • 5/9 : Todos os nomes iniciados de I a L
  • 6/9 : Todos os nomes iniciados com M
  • 8/9 :Todos os nomes iniciados de N a R
  • 9/9 : Todos os nomes iniciados de S a Z

Para o ano de 2022, o programa Prato Cheio pretende atender os beneficiários por um período de 9 meses, garantindo a segurança alimentar das famílias mais vulneráveis economicamente.

E aí? Você vive no Distrito Federal? Tem direito ao recebimento deste benefício? Então não deixe essa oportunidade passar e inscreva-se para garantir mais um auxílio para a compra de alimentos na família.

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list