CNH Gratuita – Veja como acessar este serviço no Detran

Atualmente, se uma pessoa quer dirigir, ela precisa fazer inscrição em uma autoescola e seguir todas as normas determinadas pelo Detran. Os custos não são baixos, mas existe uma alternativa: solicitar CNH Gratuita.

Caso você não tenha condições econômicas para pagar os exames, aulas teóricas e práticas e as simulações, saiba que existe um sistema do governo federal que libera carteira de habilitação social para grupos em situação de vulnerabilidade econômica.

Lembrando que a CNH é importante, não apenas porque lhe permite conduzir veículos automotores, como também é um diferencial no currículo profissional e pré-requisito para contratação em inúmeras empresas. Saiba mais em nosso post de hoje!

Quem poderá solicitar CNH Gratuita?

Mesmo que seja um projeto criado para nível de Brasil, infelizmente não são todos os estados brasileiros ou cidadãos que podem acessar a iniciativa.

CNH Gratuita

PEÇA AUXÍLIO MATERNIDADE AQUI

A CNH Gratuita ou CNH Social, como também é chamada está voltada para um público específico, que são as pessoas consideradas de baixa renda. Para que você possa ser considerado elegível, existem outras regras que precisa se adequar. São elas:

  • A mais importante delas é ter no mínimo 18 anos de idade.
  • Ser beneficiário de algum programa social, como é o caso do Bolsa Família.
  • Encontrar-se em situação de desemprego comprovada de no mínimo 12 meses.
  • Ter uma renda que seja inferior a dois salários mínimos federais.
  • Comprovar que possui algum tipo de necessidade especial.

Estados que aderem a CNH Social

Como pode ser que você já tenha sido informado, o órgão responsável pelas CNHs do Brasil é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de cada estado.

É justamente o Detran de cada estado que se responsabiliza pelo funcionamento das avaliações e emissão das CNHs, incluindo a determinação dos valores e taxas a serem cobradas.

Você poderá gostar de ler também o artigo: Seguro de vida – Veja o que é e como solicitar!

CNH Gratuita

Caso queira saber especificamente sobre o sistema de gratuidade da instituição, veja quais os estados que disponibilizam esse tipo de isenção aos contemplados:

  • Acre
  • Mato Grosso do Sul
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • Tocantins
  • Pernambuco
  • Ceará
  • Piauí
  • Amazonas
  • Mato Grosso do Norte
  • Pará
  • Paraná
  • Santa Catarina.

Tendo em vista que essa iniciativa é considerada novidade no país, ainda existem alguns estados brasileiros que estão estudando a possibilidade de implementação da CNH Gratuita. O Rio de Janeiro, por exemplo, segue avaliando esse programa.

No entanto, as expectativas é que, com o passar dos anos, todos os estados brasileiros se convertam em adeptos dessa iniciativa, levando maiores oportunidades para todos, independente da condição socioeconômica de cada um.

Destacando mais uma vez que o processo para emissão das carteiras nacionais de habilitação costumam ser diferenciados, dependendo do estado que você fizer parte, mesmo que o Detran tenha a mesma nomenclatura, cada estado possui suas próprias diretrizes.

Como é feita a inscrição no programa

Caso você tenha conferido as informações que apresentamos nos tópicos anteriores e saiba que o seu estado tem a decisão a este programa, e melhor, que possui os requisitos para inscrever-se, não deixe essa oportunidade passar.

CNH Gratuita

CONHEÇA O PROGRAMA NENHUMA CASA SEM BANHEIRO

  1. A primeira coisa que você deve fazer é procurar o Detran da sua cidade. Também é possível observar o site oficial do Detran para ver se existe algum edital aberto de seleção para a iniciativa gratuita.
  2. Quando as inscrições estiverem abertas para a CNH gratuita, você deverá estar portando em mãos o seu documento de identidade e CPF e um comprovante de residência.
  3. Além disso, também é importante apresentar os comprovantes de renda ou um certificado que ateste que você é beneficiário do programa bolsa família.
  4. Inscreva-se de forma digital ou presencialmente e aguarde as próximas etapas da seletiva.

Qual é a cobertura do programa?

Você pode ficar tranquilo que, a partir do momento que você for selecionado para receber a CNH gratuita, todas as taxas serão pagas pela instituição. Ou seja, você não precisará arcar com nenhum tipo de custo.

Apenas nas instâncias em que você acabar reprovando muitas vezes nas aulas práticas, é que deverá arcar com os custos para as novas provas.

VEJA DETALHES SOBRE A NOTA FISCAL

Considerações finais

Agora você já tem condições de saber se o programa CNH gratuita, é acessível e se está presente no seu estado. Comente abaixo se você conhece alguém que já usufruiu dessa iniciativa em algum momento.

Caso você não tenha o perfil necessário, mas conheça alguém que pode aproveitar essa chance para conseguir a carteira de motorista, não deixe de avisar, pois essa é uma oportunidade única. 

Também é importante verificar com periodicidade o site oficial do Detran, tendo em vista que as campanhas de lançamento das ofertas de CNH social costumam ser limitadas e oferecidas em diferentes épocas do ano.

Cada Detran possuirá seu próprio cronograma para a liberação das inscrições do CNH social. Então fique sempre atento para não perder o período de inscrições.

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list