Seguro de vida – Veja o que é e como solicitar!

É importante que você saiba que o seguro de vida tem diferentes tipos de coberturas e formas de solicitá-lo. Além disso, é um tipo de contrato que deixa seus dependentes amparados em caso de morte.

Mas, você saberia nos dizer exatamente o que é um seguro de vida e como este tipo de seguro funciona? Entenda em nosso post como funciona esse seguro que auxilia as famílias que perdem entes queridos, ou em casos adversos de doenças ou acidentes.

Geralmente, os órgão que disponibilizam os seguros de vida são as seguradoras, financeiras e bancos. Neles você pode encontrar as mais variadas ofertas de coberturas e assistências. Saiba mais, lendo este post até o final!

O que é um Seguro de vida?

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é a instituição responsável por determinar se os seguros de vida são bons ou não em determinada instituição.

Além disso, esse órgão conceitua o seguro de vida como uma proteção diante de qualquer fatalidade, e que possa vir a afetar a subsistência de uma família, principalmente diante de situações de falecimento do contratante do seguro.

Seguro de vida

CONHEÇA O PROGRAMA NENHUMA CASA SEM BANHEIRO

Em outras palavras, se uma pessoa contrata um seguro de vida, o benefício indeniza as famílias beneficiárias do assegurado, evitando que esta passe por dificuldades, ao perder o provedor da família,

No caso dos valores que são pagos por um seguro de vida, isso é bastante relativo, dependendo muito do contrato que a pessoa firma com a empresa que ele contratar o serviço de seguro. Boa parte dos contratos devem seguir até o falecimento da pessoa.

Nem todo mundo gosta deste tema (morte), mas é importante pensar sobre isso, a fim de garantir que as nossas famílias fiquem amparadas diante desses casos.

Além dos casos de morte, alguns seguros de vida também cobrem nas situações em que o beneficiário é diagnosticado com câncer, por exemplo, ou sofreu um acidente que o deixou inválido de modo permanente.

Você poderá gostar de ler também o nosso artigo: Como melhorar o score? Veja nossas orientações!

Os seguros de vida funcionam de que modo?

Primeiramente, para que você possa acessar um seguro de vida, você deve ter no mínimo 18 anos de idade. Tendo este pré-requisito, você deve procurar uma seguradora que disponibilize um seguro de vida para a contratação.

No entanto, antes de ir em busca de uma empresa que possa lhe conceder um seguro de vida, você precisa levar em conta 2 pontos principais. O primeiro deles é a proteção que você deseja obter e o segundo é quanto você está disposto a pagar todos os meses por este tipo de serviço.

Seguro de vida

Por essa razão, ter um bom planejamento financeiro é a chave, e com isso você poderá encontrar bons seguros, sem afetar o orçamento da família.

A partir do momento que você entende quais são as reais necessidades de um seguro de vida, pode começar a fazer as suas pesquisas nas seguradoras para encontrar aquela que atenda melhor ao seu objetivo.

Você verá que as opções de seguros de vida são o que não falta. Portanto, preciso fazer uma pesquisa bastante atenta para não acabar contratando um seguro que não é eficiente.

Dito isso, você pode falar diretamente com o corretor de seguros ou ir ao seu banco. Informar-se sobre esta possibilidade. Dependendo da instituição bancária que você seja correntista, esse tipo de solicitação pode ser feita até mesmo pelo aplicativo do banco.

Geralmente, as seguradoras que disponibilizam os seguros de vida, pedem as seguintes informações sobre você:

  • Informações sobre o seu quadro de saúde geral e histórico.
  • Questionam se existe alguma doença atual, o pré existente.
  • Questionou se você faz uso de algum tipo de medicamento ou está em tratamento médico.
  • Questionam sobre a existência de doenças prévias.
  • Etc.

Ao obter essas informações, a seguradora criará um plano específico para o assegurado. Se você gostar da oferta, você pode contratá-la. 

DESCUBRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CNH 

Quem recebe meu seguro de vida?

A partir do momento que você contrata um seguro de vida, os seus beneficiários serão aqueles que você registre como tal na hora da contratação do serviço.

A grande maioria das vezes a pessoa registra o cônjuge, os filhos, parentes, amigos, etc. Todos podem ser assegurados, caso haja o falecimento do contratante do seguro.

Seguro de vida

DESCUBRA DETALHES SOBRE NOTA FISCAL 

Para que o assegurado possa receber o valor do seguro ele necessitará apresentar algumas documentações ao órgão competente, tais como um laudo médico, a apólice de seguro e outras informações de acordo com a solicitação na empresa. Após o pedido de recebimento do seguro de vida, a seguradora pode liberar o valor em até 30 dias úteis.

E aí, o que você achou do nosso conteúdo de hoje, explicando sobre o que é e como funciona o seguro de vida? Você já sabia como funciona este tipo de serviço? Você já contrata um seguro? Deixa o comentário abaixo!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list