Trouxemos dicas para você escrever uma carta de apresentação
É normal ficarmos nervosos em entrevistas de empregos e indecisos ao escrever uma carta de apresentação, essa é uma das partes mais importantes na busca pela vaga desejada, por isso trouxemos essas dicas para você aproveitar o máximo e ter sucesso.
Pense na sua carta de apresentação para uma solicitação de emprego como uma introdução pessoal. Seu currículo descreve os fatos, onde você trabalhou e por quanto tempo, juntamente com suas principais realizações, mas sua carta de apresentação também mostra sua personalidade.
Sua carta de apresentação deve descrever rápida e efetivamente porque você merece o trabalho, e apesar de simples, muita gente se atrapalha, mas mantendo a leitura você sairá muito mais preparado para os desafios, confira abaixo.
Não há carta de apresentação para um trabalho
Direcionar seu currículo para um cargo específico pode significar alterações em seus “objetivos”, sendo assim, já deixando de ser um objetivo pessoal. As cartas de apresentação, no entanto, precisam realmente se concentrar na pessoa para a qual você está escrevendo, no trabalho e na empresa em particular.
CONHEÇA DETALHES SOBRE O ENEM 2022
Ele precisa provar, em poucas palavras, que sua experiência de trabalho se encaixa nos requisitos da posição para a qual você está se candidatando.
Sua carta deve mostrar que você acumulou as habilidades necessárias para ter sucesso nesse local de trabalho. E, sua carta de apresentação deve conquistar seus clientes em potencial, afirmando que você está muito empolgado em trabalhar nessa empresa em particular.
Sempre aceite a carta de apresentação opcional
Algumas ofertas de emprego darão aos candidatos a liberdade em optar por não fornecer uma carta de apresentação para um emprego.
Mas calma, pode ser um teste, aproveite a oportunidade para se vender ainda mais em uma carta de apresentação personalizada e bem elaborada, que compartilha criativamente quem você é e por que suas habilidades e personalidade se alinham à posição e à empresa.
Pense na sua carta de apresentação para um emprego como uma oportunidade para descrever sua proposta de valor.
Descreva os pontos principais que você deseja destacar
Empresa por empresa, sua carta de apresentação para uma solicitação de emprego precisa ser específica e sem nenhum erro, ou seja, perfeita. A menos que você tenha muita prática em escrever cartas de apresentação, é difícil apenas destacá-las, então nem tente.
Em vez disso, comece com uma lista de pontos que você pretende fazer, geralmente, isso seria uma “introdução automática”, uma ou duas histórias sobre uma realização específica relevante para o cargo ao qual você está se candidatando, uma razão pela qual você é o candidato ideal para o cargo e uma conclusão com uma sugestão seguinte.
Você gostará de ler também o artigo: Como aproveitar ao máximo seus 20 anos
Moderando o tom da sua carta de apresentação
Algumas empresas estão fechadas, os trabalhadores usam ternos de três peças no escritório todos os dias, mais mocassins. Outras empresas são mais casuais. Os funcionários usam shorts no verão e andam de skate pelos corredores. Em uma entrevista pessoal, você nunca usaria shorts para uma empresa cujos funcionários usem ternos de três peças.
Da mesma forma, sua carta de apresentação precisa atingir a nota certa. A carta que você escreve para uma start-up deve parecer muito diferente da carta que você escreveria para um escritório de advocacia de sapatos brancos.
Por exemplo, mesmo usar algo tão informal como “Saudações” para a saudação pode não ser apropriado em uma empresa mais formal. E definitivamente não use o padrão “A quem interessar”.
Em vez disso, tente encontrar o nome do gerente de contratação com uma pesquisa online. Se isso não for possível, convém começar com “Prezado gerente de contratação da XYZ”. O tom da sua carta de apresentação para um trabalho começa no início.
Sempre se pergunte o que você vale
Se o empregador solicitar que os candidatos compartilhem seus objetivos salariais na carta de apresentação de um emprego, provavelmente você já terá noção, mas verifique as faixas salariais da posição anunciada. Você deseja ajustar para cima ou para baixo dentro da faixa salarial, dependendo de sua experiência anterior no setor ou em uma função semelhante.
A chave é não prejudicar a si mesmo pedindo abaixo do valor mínimo ou aumentar demais o valor solicitando um valor superior ao salário máximo na faixa salarial.
Conclua com empolgação
Você precisará ser otimista até suas últimas palavras. Informe ao revisor que você aprecia a oportunidade de se inscrever e que deseja ouvir (ou ter a chance de encontrar com ele) pessoalmente. Veja abaixo o exemplo:
“Seria uma honra fazer parte de sua equipe e espero ter a oportunidade de discutir esse papel e como eu poderia contribuir pessoalmente com ele.”
E você, gostou de nossas dicas? Garanto que sua carta de apresentação vai ser um sucesso!