Vale Caminhoneiro – Como funciona esse programa social?

Caso ainda não conheça em detalhes, o programa Vale Caminhoneiro foi desenvolvido este ano a partir de uma emenda do Governo Federal que visa destinar aos caminhoneiros autônomos uma ajuda de custo de R$ 1 mil reais por um período de 6 meses, criada com a finalidade de amenizar os impactos da alta dos combustíveis em todo o país.

Além disso, este projeto está entre os novos programas sociais do momento e inúmeros caminhoneiros estão com dúvidas sobre como é feito o acesso à esta verba, ou quem realmente teria direito de recebê-la dentro da categoria.

Com vistas a sanar todos os questionamentos da classe, o site Notícias Mundial foi investigar pessoalmente este programa e reservamos todas as informações importantes para você saber se poderá receber o auxílio caminhoneiro, ou não. Vamos lá!

Como pedir o vale caminhoneiro?

Para que seja possível solicitar o vale caminhoneiro, é necessário fazer uma inscrição dentro deste programa social, seguindo as orientações que iremos lhe passar na sequência:

Vale Caminhoneiro
  • Passo 1 – A primeira ação do candidato interessado deve ser se cadastrar junto ao Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTR-C). As inscrições para o ano de 2022 se encerraram no dia 31 de maio de 2022. Além disso, os candidatos deverão portar um documento de habilitação e número de CPF válido junto à Receita Federal.
  • Passo 2 – Concluído o cadastro, o caminhoneiro deverá aguardar pela devolutiva do programa social. Pronto, agora basta aguardar pela aprovação do seu pedido. 

Vale ressaltar que o processo de solicitação do vale caminhoneiro não pode ser feito pela internet, apenas presencialmente na unidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mais próxima de você.

INSCREVA-SE AQUI NA CNH GRATUITA

Quem poderá receber o vale caminhoneiro?

O auxílio combustível, vale caminhoneiro ou voucher caminhoneiro deverá ser concedido a todos os motoristas de caminhão que se enquadrem como profissionais autônomos e que preencham as exigências que listaremos a seguir:

Vale Caminhoneiro

VEJA AQUI DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

  • O candidato caminhoneiro deve comprovar que é o proprietário, co-proprietário ou arrendatário do veículo de transporte utilizado. Além disso, o veículo precisa ter como peso mínimo 500 kg de carga; 
  • O caminhoneiro também deve estar inscrito no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), sistema vinculado ao ANTT, até o dia 31 de maio de 2022. 
  • O candidato deve comprovar que tem no mínimo de três anos em atividade comprovada, atuando com caminhoneiro autônomo, ou apresentar certificado de um curso específico no setor.

Uma questão importante sobre os requisitos para solicitar o vale caminhoneiro é que, a partir do momento que o benefício é liberado ao beneficiário, ele não precisa apresentar comprovantes da finalidade que deu ao valor recebido.

Cronograma para o vale caminhoneiro

Estima-se que o vale caminhoneiro irá contemplar cerca de 900 mil caminhoneiros autônomos em todo o país. O auxílio será de 1000 BRL concedidos ao longo de 6 meses.

A seguir iremos apresentar para você o cronograma de pagamento do vale caminhoneiro 2022:

1ª Parcela do vale caminhoneiro 9 de agosto de 2022
2ª Parcela do vale caminhoneiro 9 de agosto de 2022
3ª Parcela do vale caminhoneiro 24 de setembro de 2022
4ª Parcela do vale caminhoneiro 22 de outubro de 2022
5ª Parcela do vale caminhoneiro 26 de novembro de 2022
6ª Parcela do vale caminhoneiro 17 de dezembro de 2022

Ainda é possível solicitar o benefício?

Como o benefício já começou a ser pago desde o mês de agosto deste ano, e caso você ainda não tenha se inteirado sobre a possibilidade de solicitar, saiba que nem tudo está perdido e existem modos de encaminhar solicitação, ainda que de forma tardia.

Nesse tipo de situação, o caminhoneiro autônomo deverá procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e encaminhar a sua inserção no grupo de beneficiários do Vale Caminhoneiro. Esteja munido dos documentos comprobatórios com base na lista de requisitos que passamos anteriormente e conseguirá encaminhar seu pedido sem grandes problemas.

Vale Caminhoneiro

CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE SEGURO DE VIDA

Ressaltamos mais uma vez que somente a ANTT está encarregada de liberar o benefício, fazendo o encaminhamento das informações dos solicitantes ao ministério. Com isso, se você ouviu por aí que existe inscrição via app ou site oficial, desconfie, uma vez que o Governo Federal não liberou inscrições online para o programa.

Além disso, outro órgão de apoio para as inscrições da ANTT é o Dataprev, que nada mais é do que uma empresa ligada ao Governo Federal que tem a função de realizar as análises dos dados dos caminhoneiros que solicitam o vale.

Em outras palavras, o Dataprev fica encarregada de fazer o cruzamento de todas as informações dos caminhoneiros, avaliando quem realmente tem direito de receber as parcelas do vale caminhoneiro.

Agora você já sabe tudo sobre o vale para os caminhoneiros e quando o mesmo será pago em 2022. Comente abaixo se você tem o perfil para fazer o pedido. Em caso afirmativo, não deixe essa oportunidade passar, afinal de contas serão R$ 6 mil reais liberados aos beneficiários, o que representa uma ótima ajuda financeira neste período de crise que o país está vivendo, principalmente com o preço dos combustíveis.

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list