8 fatos sobre gatos que você precisa conhecer!

Ao longo do nosso conteúdo de hoje, você ficará sabendo alguns fatos sobre gatos que irão aumentar ainda mais o seu fascínio por estes tipos de animais. Leia todas as informações e ao término deste conteúdo, deixe um comentário destacando qual a curiosidade lhe chamou mais a atenção.

Sabemos que os gatos são considerados animais astutos e de olhos brilhantes. Além disso, os gatos são animais mamíferos que lhe dão muito bem com a noite e vem sendo objeto de inúmeros estudos no âmbito científico.

Caso você seja um leitor fascinado por estes animais, fique sabendo que existem várias curiosidades sobre gatos que vale a pena ficar sabendo.

Nem sempre os gatos fizeram parte da nossa vida doméstica, mas atualmente eles são verdadeiros companheiros e estão nos lares de milhares de pessoas. 

Na antiguidade, estes animais já eram prestigiados pelas comunidades, tendo em vista que desempenhavam um ótimo trabalho, caçando os pequenos roedores que habitavam as aldeias, por exemplo.

Já no caso do Egito antigo, eles eram considerados um objeto de veneração e as famílias chegavam a arrancar as suas sobrancelhas como um sinal de luto quando o animalzinho morria.

Sabemos que os gatos exigem muito cuidado por parte dos seus donos, no entanto, existem alguns mitos e curiosidades que estão enraizadas nas culturas de todo o mundo e que nem sempre condizem com a realidade na hora de lidar com estes felinos.

Além da sua aparência gentil e ao mesmo tempo repleta de mistério, os gatos podem ser considerados uma magnífica obra da engenharia natural. Para ilustrar tudo isso, separamos no post de hoje 8 fatos sobre gatos que você irá gostar de saber. Confira!

Você pode gostar de ler também o artigo: Veja como se comportar durante um incêndio

Fatos sobre gatos 1 – Os gatos geralmente não gostam de doces

Você sabia que a grande maioria dos gatos não gostam de comer alimentos adocicados? Isso ocorre, pois estes animais não possuem os chamados receptores gustativos, que percebem sabores.

Além disso, os gatos não possuem sistemas para digestão de alimentos com açúcares, ou seja, não produzem as enzimas necessárias, o que pode acarretar em problemas de saúde, caso consumam.

fatos sobre gatos

CONHEÇA SUPLEMENTOS NATURAIS PARA MANTER SUA SAÚDE FÍSICA

Fato 2 – As dúvidas sobre o ronronar dos gatos!

Muitos atribuem o ronronar dos gatos a vibração dos músculos na área da laringe, no entanto, outros acabam propondo que a origem seja hemodinâmica, ocorrendo especificamente na veia cava.

A dificuldade para especificar o que ocorre é justamente pelo fato da anatomia do gato não ter esse tipo de possibilidade de especificação.

Fatos sobre gatos  3 – Os gatos costumam andar na ponta dos pés

A forma de andar dos gatos é distinta da forma humana, ou seja, enquanto nós apoiamos o calcanhar e a sola do pé para podermos nos movimentar. Os gatos, por outro lado, acabam apoiando apenas a ponta dos dedos.

fatos sobre gatos

Fato 4 – Os gatos costumam transpirar pelas patas

Outro fato sobre gatos, curioso é que os mesmos não transpiram através do pelo, mas sim por meio das suas patas. Isso ocorre, tendo em vista que os gatos usam as glândulas sudoríparas localizadas na almofada dos pés. Segundo especialistas, os gatos fazem isso como uma reação natural para deixar cheiro por onde passam, ou seja, para marcar território.

Fatos sobre gatos 5 – Os gatos possuem uma estrutura cerebral que é bastante similar a dos seres humanos

Caso você não saiba, o cérebro felino, exceto algumas diferenças específicas, é bastante similar ao cérebro de um ser humano. Inclusive, estudos afirmam que os humanos compartilham cerca de 90% das estruturas similares às de um gato.

Entre as principais diferenças identificadas, podemos mencionar um maior número de neurônios nas áreas visuais, além de um lobo olfativo maior e uma memória episódica superior à dos seres humanos.

Fato 6 – Um gato recém nascido sempre terá olhos azuis

Você sabia que os gatinhos, quando abrem os olhos pela primeira vez após o nascimento, possuem sempre os olhos azuis? Isso se mantém ao longo das primeiras duas semanas de vida do animal.

fatos sobre gatos

Fatos sobre gatos 7 – É muito raro encontrar um gato macho tricolor.

Você sabia que a maioria dos gatos machos não possuem 3 cores? Os machos no máximo terão 2 cores em sua pelagem, e apenas as fêmeas é que podem possuir a partir de 3. Claro que não é impossível encontrar um macho com 3 cores, mas segundo dados científicos, é muito provável que ele seja estéril.

VEJA DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Fato 8 – Já existiu um gato que foi prefeito!

Esse dado é muito interessante e ocorreu na cidade de Talkeetna no Alasca. Segundo dados registrados no ano de 1997, esta comunidade estava descontente com os candidatos da eleição a prefeito, e, portanto, acabaram votando no gato Stubbs para assumir o distrito.

O melhor de tudo é que o gato ganhou a eleição e passou a governar por um período de 15 anos. E aí, o que você achou dos fatos sobre gatos que separamos em nosso conteúdo de hoje? Deixe um comentário abaixo.

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list