Estudando para concursos – Dicas importantes

Você se inscreveu para um concurso público e agora quer se organizar para estudar de maneira correta todos os assuntos. Mas, para que isso aconteça, você precisa dar atenção alguns detalhes importantes quando estiver estudando para concursos.

Um passo importante para começar a se preparar é conhecer a si mesmo. Porque daí, vai poder organizar melhor o seu tempo e a sua estratégia de estudo para ter certeza que seja de qualidade.

Uma maneira, é por se conhecer melhor. Como, saber quais são as atividades que não gosta de fazer e quais são as que gosta. Porque isso, pode te ajudar definir qual concurso vai se escrever.

Alguns gostam de atividades dinâmicas que envolvam, atendimento ao público, mas outros preferem um tipo de trabalho mais burocrático. Outro exemplo que pode se adequar a situação, é quando uma pessoa gosta de estudar sobre direito penal, isso pode ajudá-la a se inscrever para área de policial. Enquanto que outros que gostam da área de exatas pode se inscrever para área fiscal.

Se você não gosta da área em que está se inscrevendo, é evidente que gaste muito tempo e se canse com mais facilidade ao estudar para a área em questão.

Tem pessoas que estão dispostas a prestar concursos em todo o país, ou seja ela procura concursos para a área que ela deseja em qualquer estado, mesmo que isso envolve uma grande mudança de ares. Enquanto outros não estão dispostos a esse tipo de concurso.

Para estudar melhor, pode fazer uma planilha, ou programação no papel, ou no celular dos horários que você tem disponível para estudar ou não, incluindo também os dias de fim de semana. Mas tem que entender que, a necessidade de ser realista quanto a seu tempo disponível e programá-lo bem para que não acabar sobrecarregando em outros dias, ou não consiga estudar todo o assunto.

Não só isso você precisa conhecer bem o edital, porque eles trazem detalhes essenciais que a pessoa pode ter sobre o concurso, como as disciplinas, os valores de cada uma delas, e qual é os critérios de desempate.

Assim poderá se esforçar um pouquinho mais nas matérias que tem um peso maior.

CONHEÇA TAMBÉM O EAD SENAC!

Estudando para concurso – Estude a partir de agora

 Mas você pode começar a estudar para o concurso antes mesmo do edital sair. Pensando nisso você pode iniciar definindo um ponto inicial, que é analisando os editais de concursos anteriores para saber quais são as disciplinas que são cobradas e assim se organizar para prestar o concurso.

Estudando para concursos

VER INFORMAÇÕES SOBRE ENEM 2022

Como fazer isso:

  • Não estude de vez toda a matéria. Ao estudar a matéria inteira antes de partir para outra, quando o edital sair pode não ter terminado de estudar nem mesmo uma matéria.
  • Alguns preferem estudar, um assunto a cada dia, de disciplinas diferentes.
  • A melhor coisa que você pode fazer, é estudar várias matérias por dia, porque assim você consegue se familiarizar com todas as disciplinas, além de não se cansar em um só assunto.
  • Faça uma programação com todas as matérias. Determine quanto tempo por dia você irá gastar com cada matéria. Separe os assuntos durante a semana ou até no mês inteiro.
  • Não deixe de seguir a sua programação.

 Muitas pessoas têm uma grande barreira, quando se fala de gerenciar seu tempo, visto que muitas delas não sabem quanto tempo deve dar a cada disciplina de estudo.

Todos sabem que isso não é fácil, mas não é uma tarefa impossível, pode seguir os passos anteriores. Além de, analisar o edital a procura de assuntos em que tem mais dificuldade e depois programar um tempo maior para esses assuntos.

Não se esqueça de procurar por matérias que tem um peso maior, assim mesmo que seja poucas questões respondidas a pontuação pode ser mais elevada.

Você tem que analisar os estudos em três etapas:

  • Etapa inicial= A sua preocupação maior deve estar em se familiarizar com todo o conteúdo do edital, elaborar resumo e fazer a sua programação.
  • Etapa intermediária= Maneiras de estudo variadas e análise se seus resumos feitos, para ver se estão atualizadas
  • Etapa final= Revise todos os assuntos quando estiver perto do concurso assim o maior número possível de assunto será gravado em sua mente.

Mesmo que você não tenha uma preparação estratégica para concursos, ainda assim, pode passar no concurso. A medida que você estudar os assuntos de acordo com os editais, pode fazer alguns simulados com provas antigas, ou procurar uns que estão disponíveis na internet.

Não esqueça de descansar por pelo menos 5 minutos durante os estudos para quê não esgote a sua mente

Desligue o celular quando foi estudar para que não perca a concentração e acabar se distraindo com mensagens, jogos ou qualquer outra forma de distração que o celular pode oferecer.

Estudando para concursos

CONFIRA AQUI MELHORES APPS PARA ESTUDAR EM 2022

Antes do edital ser publicado, você pode estudar um pouco ao analisar nos editais anteriores o peso de cada disciplina e começar daí.

Procure começar por …

  • Assuntos básicos como matemática e português. Esses são assuntos que caem na maioria dos concursos que deve ser estudada de antemão, para poder deixar a sua programação mais leve quando o edital sair.
  • Quando for procurar por disciplinas secundárias, você deve ir com calma, devido alguns editais serem atualizados anualmente, pode ser que acabe diferenciando dos editais antigos.
  • Disciplinas específicas são cobrados em alguns concursos, mas com a quantidade de assunto reduzida. Então quando for estudar espere saiu edital para que entenda melhor o assunto e não estude em vão, até porque essa é uma opção e que é bem pouco cobrada.

Quando o edital for publicado, organize o seu estudo e aumente o ritmo porque você terá em média 2 meses para se preparar para o concurso que vai tomar muito tempo de estudo.

Analise bem os editais. Se você já estudou o assunto que saiu no edital, só vai revisar, para ter mais tempo em outros assuntos ainda não estudados.

Também pode tirar um tempo para simular uma prova e tentar tirar o máximo de pontos possíveis. E, é claro, não se esqueça de fazer a correção de simulado, e estudar os seus erros para não repeti-los no concurso.

Você gostará de ler também o artigo: O que é necessário fazer antes de prestar o vestibular!

Conheça o autor do artigo:
Mônica
: Apaixonada pela escrita e pelas palavras. Escrevo para explorar ideias, compartilhar histórias e criar conexões. Meu objetivo é inspirar, informar e emocionar através das palavras.
veja todos os artigos
artigos relacionados Read also:
Stocks Stocks React Sharply to March Inflation Surge

On Wednesday, US stocks experienced a significant downturn following the release of inflation data for March. The Dow Jones Industrial Average closed down 422 points,…

Gen Z Gen Z: Challenges and Opportunities

The entry of Generation Z (Gen Z), born between the late 1990s and early 2010s, into the workforce has sparked discussions about the unique economic…

Special
The best cards of 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito
See the full list